A vida é o bem maior



“A vida é o bem maior”.
É muito fácil de falar, principalmente quando egoisticamente apenas nos referenciamos a nossa própria vida, ou a daqueles que cremos amar, como filhos, pais, família e amigos próximos.
 
“A nossa vida é nosso bem maior”.
É mais realista, quando delimitamos o “nossa” aos que amamos. Pode até ser, mesmo assim para muitos a delimitação deveria ser ainda menor. Pode ser! Agora, asseverar que a VIDA é o bem maior, é mentir de cara lavada, “a vida” vai muito além da nossa vida, e basta olhar a realidade vivente que nos cerca para perceber que NÃO, a vida não é nosso bem maior, pois se o fosse, teríamos a ousadia de lutar, de corpo e alma, pela dignificação deste bem maior em todos, nem mesmo somente em todos os humanos, pois que a vida é uma essência biológica presente na natureza como um salto de complexidade que da química fez-se biologia, e assim estaríamos envolvidos na preservação geral de todos os nichos ecológicos, na terra, no ar e no mar, e mais ainda mesmo em nosso próprio corpo, pois que somos um nicho ecológico magnífico para bactérias amigas (somente para dar mais impacto nesta assertiva, para cada célula humana, verdadeiramente humana, que carregamos, temos cerca de sete a dez bactéria em nosso corpo, e sem falar que por simbiose temos bactérias dentro de nossas células humanas, como é o caso das mitocôndrias)...
 
Deveríamos assim ter vergonha de repetir que “a vida é nosso bem maior”, pelo menos enquanto o “nosso” significar envolver a todos os demais seres vivos...
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 10/08/2013
Código do texto: T4428432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.