A matemática e a física



A matemática é uma abstração, a mais maravilhosa, linda, fantástica e poderosa criação do intelecto humano. Ela, em si, não reflete verdade alguma, não fazendo sentido perguntar a um matemático se a resolução de uma equação, de um sistemas de equações, se uma solução diferencial em si é verdadeira ou falsa, cabe sim a pergunta se está correta ou errada.
Agora quando adicionamos à matemática um pedaço da realidade, a Matemática como por um encanto vira Física, e ai sim faz sentido falar de verdade e de falsidade.
 A matemática é pura, não precisa refletir nenhuma verdade física ou natural, agora a física, por mais que reflita uma verdade, sempre será, no melhor dos casos, uma aproximação. Incrível, aquilo que não reflete realidade alguma possui uma verdade “imanentemente” intrínseca a si mesma, é absoluta e pura, e aquilo que reflete uma realidade, jamais será um absoluto, sempre será uma aproximação, melhor ou pior, e nunca será pura. Assim é a realidade da matemática e da física.
Sou muito mais um físico do que um matemático, mas vejo muito mais genialidade e competência no matemático que saindo do nada construiu um sistema, o mais poderoso de todos, que pode representar aquilo que de real existe quando aplicada a física. A matemática é uma criação, a física é uma descoberta, a física apenas e tão somente mostra o que já existe, nada inventa, nada cria, a matemática por si só é uma invenção uma criação.....
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 24/08/2013
Código do texto: T4448968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.