Do Sistema (Faculdade São Camilo)

Eu não suporto o sistema primário da vida e das repartições com suas normas e protocolos... Enjoei das aulas de filosofia que nos mandam voar, mas quando “viajamos na maionese” em uma questão da prova acabamos sendo repreendidos...

Às vezes me pergunto: -"Por que é que acordo tão cedo? Será que é para "dar de cara" com alguns professores que não dizem nada do que realmente preciso ouvir?"

É estranho essa coisa de limites de falta, de bebedouros com água morna, frieza maior é a sala gelada de computação, insensatas são as taxas R$ 5,00 para tudo.

Enjoei de não poder reclamar, ou, de reclamar tanto e reclamar de tudo... Das placas de silêncio, dos computadores que sempre "dão pau" quando mais queremos. Mas, preciso de um diploma, né? Então, como se ele fosse tudo, agarro a oportunidade com unhas e dentes. Afinal, será mesmo um papel quem vai me dizer se estou qualifcada ou não para minha futura profissão? Não tem valor a minha força de vontade? E as coisas que não copio, mas presto a maior atenção, os trabalhos que não fiz nas normas, mas que talvez eu tenha aprendido até mais do que os outros?

O que conta na faculdade é o aluno certinho que só ousa o que já foi ousado, que diz o que é esperado. Vou ser uma jornalista... Tem alguém no mundo que possa me preparar para isso? Cadê a garra da professora Regina Monteiro mostrando a realidade como realmente é? Infelizmente, um sistema de pessoas mornas não suporta a quentura de quem tem expressão... Aprendemos umm monte de bobeiradas no retroprojetor, enquanto o futuro vai se projetando em nossas vidas... Aprendemos que etiqueta é o fundamental e é a discrição quem vai nos levar a algum lugar. Mera idéia tola de um prédio em seus concretos. Mera idéia fria de uma sociedade capitalista. E se eu não contribuir com meus R$ 5,00 por cada "declaraçãozinha" que tenho direito? Vou fazer a minha parte, mas e os outros? E se eu for uma compulsiva por leitura e quiser levar para casa mais do que 2 livros? Por que não posso ter esse direito? Será que estou jogando fora R$ 544,00 todos os meses?

Renata Mofati
Enviado por Renata Mofati em 11/04/2007
Reeditado em 12/04/2007
Código do texto: T445992