Algo deve estar errado


Algum sofrimento é inerente a realização do viver humano. Ninguém é digno de felicidade total, de alegria máxima, uma vez que o próprio sofrimento dos irmãos deve naturalmente evitar que encontremos a paz absoluta e a felicidade em essência.
Todos sofremos. Todos, de alguma forma, estamos em contato com tristeza, dor, sofrimento, frustração, medo, falsas esperanças, angustias, ansiedades e desgostos, porem fazer destes estados momentâneos, naturais, um estado de desespero absoluto, significa que cruzamos o limiar da normalidade, quer por motivos verdadeiros, quer por descontrole emocional, quer por desequilíbrio bioquímico, quer por alguma doença cerebral, quer mesmo por falsa valoração da realidade que nos cerca, e necessitamos assim de ajuda humana, médica ou psicológica. Necessitamos de apoio, necessitamos de amigos, necessitamos de irmãos, necessitamos resgatar nossa autoestima humana, necessitamos de amor e necessitamos de compreensão, e em muitos casos necessitamos de tratamento ou mesmo de intervenção cirurgica.
 
De repente, percebo que já se somam mais de três conhecidos que em curto período de tempo se drogam e chegam ao suicídio, algo está acontecendo conosco. O sofrimento e a loucura do viver estão realmente em um nível de pressão muito alto quase violento. Mas por que pessoas aparentemente normais chegam a este estado de desespero, que preferem abrir mão do viver, alguns deles inclusive com filhos lindos?
 
Com certeza não sei a resposta para todos, talvez mesmo para nenhum dos casos. Quem sou eu para definir como pura fraqueza. Sinceramente entendo que todos são livres para disporem de suas vidas como desejarem, inclusive para abrir mão dela, mas o que me choca, não é abrir mão de suas vidas, o que me choca é, me perdoem a forma dura de falar, serem covardes com seus próprios filhos, é deixarem os filhos ainda em formação sem o apoio de uma mãe ou de um pai. Não adianta escrever no vidro que ama seus filhos e se suicidar. Estas pessoas perderam totalmente a autoestima, e a capacidade de racionalizar os reais sentidos do viver.
 
A sociedade perdeu o sentido do respeito e do amor de amizade, estas pessoas não encontraram pessoas que pudessem realmente considerar amigos para se abrirem e dividir o peso de seu sofrimento. Religiosas, todas elas, apostaram em orar e esperar, na falsa esperança de que sempre a vida reage a alguma oração. Faltou lhes algum conhecimento e discernimento para se entenderem, e saber que já havia chegado a hora de procurar apoio médico, psiquiátrico, neurológico. Sem uma resposta absoluta, creio sinceramente que todas sofriam de males cerebrais, que afetavam diretamente o seu mental, e que somente um tratamento sério poderia ter desfeito este estado mental de momento que os levaram ao suicídio. Chega o momento que a psicologia não possui a menor força de transformação, que a psicanalise é totalmente sem potencial, que a fé de nada serve, apenas um tratamento sério, bioquímico ou mesmo cirúrgico pode dar a transformação necessária, que pode a posterior ser acompanhada de psicologia ou psicanálise. Mas faltou-lhes realmente confiarem em si, pela própria característica do estado mental em que se encontram.
Sinceramente mal sei o que se passa em minha mente, assim talvez não tenha a menor competência para falar das mentes dos outros, mas entendo que no básico de nosso circuito cerebral, encontra-se uma estrutura comum a todos nós, mas mesmo assim únicos em existência e que a própria realização do viver leva a termos diferentes mentes em diferentes pessoas.
Mas todos devemos ter algum cuidado em perceber sinais. Amigos e colegas podem nos dar dicas de que estamos diferentes, familiares podem afirmar que não mais conseguem viver em paz com nosso comportamento, neste momento é chegado a hora de procurar ajuda, não somente nos amigos, mas ajuda profissional da medicina, e nunca somente na fé, ou na ajuda de curiosos. Muitas vezes, meros remédios que tomamos, muitos deles por conta própria, como aqueles que experimentamos por vaidade para emagrecer, afetam seriamente nosso equilíbrio neuro-hormonal e nos torna diferentes, outras pessoas. As vezes a simples carência de vitamina b nos faz ser outra pessoa, mas infelizmente, aqueles que creem que a mente, o pensar, e o sentir são transcendentes, não se cuidam, pois não percebem ligação entre o circuito cerebral e o seu ser humano, entre o cérebro e a sua mente, entre o biológico e o mental.
 
Não sei exatamente o que está acontecendo, mas é muita ocorrência ao mesmo tempo, como a que soube a instantes, e que me levou a escrever este texto, de que mais um conhecido tomou vários comprimidos de “clonazepam”, mas teve a sorte de ter ajuda médica a tempo, e está em acompanhamento médico, mas aparentemente fora de perigo imediato.
 
Caramba, sei que somos fracos, sei que somos imperfeitos, sei que nosso corpo é cheio de falhas, cheio de fraquezas, exatamente porque a evolução não possui nenhum projeto, ou não possui caminhos que busquem o melhor. Sei que nossa mente é uma colcha de retalhos de circuitos super sensíveis, cheio de falhas. Sei que a evolução não teve tempo para adaptar nosso cérebro, e nossa mente a pressão da vida atual, somos símios melhorados, com uma mente focada ainda em grupos pequenos, caçadores coletores, que de um momento para o outro se viu em plena explosão de sociedades super complexas, ingratas, injustas, mas mesmo assim algo deve estar errado.
 
Que sirva de exemplo para mim, tenho filhos, e preciso de algum estado de alerta para procurar a medicina, caso perceba algo de diferente no ser que costumo ser.

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 31/08/2013
Código do texto: T4461145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.