Teimosia.

Muitas pessoas me chamam de teimoso, colegas, amigos, nem tão colegas assim e os amigos nunca também, mas não é, não sou teimoso. Eu tenho por “modo de ser” acreditar nas pessoas ao menos até que me deixem desacreditado delas. Quando mais jovem ficava desacreditado e de boca aberta me perguntando – será verdade, é isso mesmo? – mas isso foi quando mais jovem, hoje em dia fico só desacreditado e triste, mas sem des-crer na humanidade, mesmo vendo as pessoas mais jovens cada vez mais egoístas e menos preocupadas com seus semelhantes até mesmo em suas casas com filhos e parentes próximos.

Me chamam de teimoso porque quebro a cara e continuo agindo da mesma forma com outras pessoas situações que já tive resultados negativos, mas se são pessoas diferentes e a mesma situação, por que não deveria agir da mesma forma? Isso não seria preconceito em relação a elas da minha parte? Aliás, será que esse tipo de preconceito também é crime? Não sei, mas sei que se for não o cometo. E as tantas vezes, na verdade não tantas assim, que os resultados são opostos, não contam?

Me chamam de teimoso devido as ações sem revide as quais tomo em relação aos que me prejudicaram direta ou indiretamente, será que maltratar ou xingar ira resolver o que aconteceu, mudar o passado? Eu acredito que não. Claro, minha confiança não será reavivada nessa pessoa nunca mais. Sempre há um motivo para tudo que se faz, se eu não compreendo esse motivo, não é um bom motivo para maltratar ninguém. Na realidade o desconhecimento é o pai do medo, que por sua vez é pai e mãe da agressão, do ódio e da maior parte dos males que conheço.

Agora matutando aqui sozinho frente a essa tela luminosa vejo que as pessoas têm razão, eu sou mesmo teimoso. Talvez não da maneira que elas me dizem ser e nem com as coisas reparadas por elas, mas chego a conclusão de minha teimosia, de verdadeira mula, em relação ao menos a uma coisa: a vencer uma peleja. Não qualquer peleja, mas aquela que acabei de me tocar aqui, sobre o desconhecido e o medo que ele causa nas pessoas. O diferente traz ameaças; ameaça as certezas; ameaça o conhecimento preguiçoso; ameaça o status; ameaça a importância que as pessoas se dão e não têm; ameaça tantas coisas que nem imagino serem ameaçadas que... Então vi que teimo em ser do jeito que sou sem me importar muito se isso me traz algum prejuízo, seja financeiro ou sentimental, e é essa minha teimosia. Não uma teimosia qualquer dessas de bater pé e fazer muxoxo, a considero uma verdadeira peleja digna de ser pelejada. O dia que eu me render ao modo de ser dos que fazem do medo seu móvel de ação e seguem o bando em seu comportamento usado e aprovado; no dia que mudar minha maneira de tratar as pessoas sem preconceitos ao menos até me fazerem mudar de atitude, nesse dia então eles ganharam e eu não serei mas quem fui até então.