Amar


Amar é ser se doando, e é se doar sendo.
Amar é uma questão de compromisso, e de pacto para com sigo mesmo.
Amar é algo de tempo integral, não se ama em meio expediente, ou de forma parcial.
Amar é um ato em primeira pessoa.
Amar não é fazer troca, e nem um ato de parceria.
Amar não é um ato de compensação, ou um negócio pactuado a mais de um.
Amar é biológico, hormonal, e neuronal.  
Amar é buscar a racionalidade, ninguém ama sem racionalidade, e espero que ninguém seja racional sem algum tempero de amor.
Amar impõe atitude, e comprometimento, o amar não existe na inação, na omissão ou no blefe.  
O amor é sempre um ato pessoal, eu amo. O nós nos amamos não é necessário, pode até ser um plus, mas se para amar necessito de retorno, isto pode ser tudo, menos amor.
 
O amor é lindo, exatamente porque é humano, necessita ser construído, não nasce do nada, não nasce com ninguém, não o recebemos por doação, merecimento ou hereditariedade. O amor é assim, para mim, um algo totalmente imanente e natural, sem nenhum viés místico ou transcendental.
 
Por tudo isto, amar de verdade é muito complexo e assim é coisa para muito poucos, se o é para alguém, então como não consigo amar de verdade, em especial os que não conheço ou aqueles que possuem valores muito diferentes dos meus, trabalho o valor do respeito ao semelhante, que é por si só muito mais palpável e fácil de construir, e é, pelo menos, um primeiro passo para o verdadeiramente amar.
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 11/09/2013
Código do texto: T4477685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.