Homenagem aos professores?

Com a proximidade do dia dos professores, a imprensa colocou em circulação o tema dos docentes. Muitas nuanças foram amplamente mostradas. Todos tiveram de engolir o assunto como obrigatório. E as matérias me pareceram pedantes e repetitivas.

As notícias acerca da violência nas escolas foram uma abordagem mostrada nos noticiários. É claro que em tom de condenação. Nada mais óbvio. Agressões, espancamentos, torturas são inaceitáveis; mesmo que as vítimas sejam animais irracionais e alguns "racionais".

Sobejaram doces homenagens em que o professor aparecia como um docílimo ser, o grande mensageiro da paz e do amor. Palavras que lançavam ao paraíso o profissional responsável por todas as outras profissões. Falou-se muito do viés sacerdotal que envolve a imagem de um mestre. Muito lindo!

E houve homenagens pontuais e pessoais. Foram mostrados professores que fazem um trabalho diferenciado e com resultados altamente significativos. A criatividade e a abnegação daqueles mestres encheram os olhos de tantos quantos assistiram às reportagens. Numa, a cantora Betânia, cujas músicas foram e são empregadas em aulas, mostrou-se encantada em ver como uma escola pública pode dar bons resultados. Em outra matéria, uma longeva professora lamentava estar se aposentando e mostrava, com muita credibilidade, o quanto gostava e gosta da atividade na escola. Muito bom ver tais exemplos, são muito elogiáveis!

Todavia, faltou dizer algumas verdades: esses profissionais, essa disposição e disponibilidade para o exercício do magistério são raríssimas. Os mais capacitados, os mais bem pontuados nos exames escolhem, invariavelmente outras áreas. Tanto é que a PUC MG, já em 2014, oferecerá 30 bolsas de 100% para o candidato que se sujeitar a um curso de licenciatura. Sujeitar-se, esse é o verbo. Um triste verbo para a situação.

A hipocrisia, a ingerência, a falta de vontade política afastam os grandes potenciais com uma arma eficientíssima: o salário miserável. Não é à toa que os jovens fogem da carreira - os mais inteligentes. Eles, ao desprezarem a carreira docente, apenas comprovam sua inteligência e visão de futuro!

Quer homenagear o professor? Dê-lhe dignidade!