QUE FRUTOS NASCEM DE UMA AMIZADE?

Existem coisas incríveis na natureza! Uma sementinha se envolve com a terra, a água e acontecem milagres. Existe uma partilha entre terra, semente e água, cada um se doa à medida necessária em função de um fim magnífico: produzir vida!

E dessa relação incrível de partilha acontece mais um milagre, a sementinha deixa de ser o que ela é para ser outra coisa, totalmente diferente dela. A terra permiti-se perfurar pra deixar o milagre da semente acontecer, a água penetra e se envolve tão profundamente com a semente e seu milagre, que desaparece, sem deixar de ser presente. Todos juntos em função uns dos outros, há confidências que só eles conhecem, troca de coisas essenciais que acontecem sem que ninguém perceba, mas que acontece. Saint-Expéry sabia bem disso quando lembrou que “o essencial é invisível aos olhos”!

E os milagres continuam acontecendo e causam até espanto muitas vezes. Aquela sementinha torna-se uma planta, que cresce torna-se uma árvore, que produz flores, que por sua vez tornam-se frutos. É espantoso observar que de uma relação tão simples de interação podem surgir coisas tão diferentes daquilo que era a essência e o começo de tudo!

Numa relação de amizade acontece a mesma coisa. Uma primeira aproximação, seguida de muitas outras, e os círculos de amizade se formam e se alastram, permitindo que as pessoas se conheçam e troquem experiências, partilhem suas essências e se permitam ser presença necessária na vida uns dos outros!

De uma amizade nascem boas sociedades, que levam a grandes sucessos profissionais, educacionais, espirituais... nascem ainda verdadeiras relações de troca de experiências e conhecimentos, confidências e tantas outras formas de comunicação fraterna e cordial.

É também comum que nasça de uma amizade um relacionamento tão profundo que leve ao amor entre duas pessoas. Se no amor entre duas pessoas não existir amizade, no seu melhor e profundo significado, é possível que não dê certo! Pois faz-se necessária verdadeira troca de essências, experiências, verdades, confidências, para que exista uma relação frutuosa e duradoura.

Em todos os frutos da amizade deve existir sempre a boa lembrança dos momentos que acompanharam o seu crescimento e o milagre da sua transformação. Estreitar laços de amizade é imprescindível, mas também é sempre importante saber se o fruto produzido está pronto para a colheita, pois depois de colhido, ele deve lançar sua semente, pra que possa iniciar outro processo da alegria milagrosa de outras amizades!

É isso. Só depois de passar por milagres a amizade mostra seus frutos. E só depois de conviver esses milagres podemos saber que frutos nasceram de uma amizade. Só o tempo pode mostrar a diversidade frutífera da amizade, para isso basta paciência e vivência, sem esquecer de observar bem se é tempo de colheita ou não. Como saber quando é o tempo da colheita?!?! Só o coração vai saber responder, só a alma vai conseguir demonstrar, só com o tempo saberemos degustar esses milagres magníficos!!!

Toninho Miguel
Enviado por Toninho Miguel em 18/04/2007
Código do texto: T454355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.