REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: solução ou ilusão?

A redução da maioridade penal deve ser encarada com muito cautela. Porque embora a maioria das pesquisas mostrem que cerca de 90% da população brasileira seja favorável a redução para no mínimo 16 anos, corre-se o risco de que o "tiro" saia pela culatra.Porque a base sob qual se sustenta toda essa moção favorável a redução da maioridade é um retrato concreto de desespero e da ausência de uma solução eficiente para o combate à violência. Prova disso, é que quase todo discurso sobre o assunto é carregado de muito ódio e de uma clara sede de vingança. Sei que um pai ou mãe que teve seu filho brutalmente assassino por esses ditos menores, dificilmente terá outro sentimento que não seja de ódio e de intensa indignação. Mas será essa uma base eficiente para curar um problema tão delicado e sério?

Até poucos dias atrás eu era um defensor acintoso e imponderado da redução da maioridade penal para 16 anos. Ainda penso que seria uma ótima mudança ver esses "menores" inconsequentes pagando como qualquer adulto o preço de seus crimes. Mas aí eu te pergunto: "quanto tempo você acha que levará (se isso for possível algum dia) a redução da maioridade penal em nosso país?

Conhecedores que somos do sistema burocrático brasileiro, é possível mensurar no mínimo de 10 a 15 anos. Um tempo longo demais para chorarmos e infelizmente enterrarmos muitas vítimas desses delinquentes.

Embalados neste emaranhando de ódio e sede de vingança a grande maioria das pessoas parecem sofrer de uma certa inibição visual suficiente para que não enxerguem o que considero mais viável e inteligente. E o mais viável e inteligente é melhorar o que já existe. E o que já existe são instituições prisionais para menores em conflito com a lei. O que Infelizmente, o governo brasileiro conduz de forma irresponsável

Então pense comigo: o que seria mais inteligente e eficiente: Lutar anos e mais anos (sem ter certeza) para redução da maioridade? ou cobrar do governo que deixe de passar a mão na cabeça de assassinos e ter maior rigidez aumentando o tempo de prisão desses "menores"?

Lutar pela redução da maioridade seria excelente se funcionasse. Mas em um sistema penal e jurídico lento como o nosso, é um desperdício e energia que poderíamos a muito tempo está usando para reivindicar que o sistema prisional desses protegidinhos dos direitos humanos pague como qualquer outro criminoso adulto.

Sem dizer que existe um agravante que poucos sabem: Que a maioridade penal a partir dos 18 é considerada clausula pétrea, ou seja, não pode ser mudada por nenhuma emenda.

Entendo que alguma precisa ser feita. No entanto, a solução não está em dar tiro no escuro em qualquer direção apenas para chorarmos ainda mais.

Exigir políticas publicas educativas, melhorias do sistema carcerário, aumento no tempo de prisão para menores, são soluções que oferecem um prognóstico muito mais positivo do que soluções paliativas e ineficientes como a redução da maioridade penal.

Pense nisso antes de andar na mesma linha do que diz o senso comum_ o que historicamente nem sempre foi sinal de caminho positivo_ jesus é que o diga.