A busca de toda e qualquer verdade ...



A busca de toda e qualquer verdade requer empenho, ousadia e coragem.
 
Empenho pois que dá trabalho buscar a verdade. Ela, a maioria das vezes não é obvia, “empenha-se” em se esconder de nossos sentidos, não é intuitiva e nem se mostra na superficialidade dos fenômenos. Nossa intuição, mais das vezes, é puro atalho para a crendice, a tolice, a ignorância e para falácias ou factoides.
 
Ousadia para andar na frente, para se expor, para andar por caminhos diferentes, pouco comuns, muitas vezes de difícil acesso. Ousadia para retroceder quando quase todos tem certeza que o caminho é para a frente. Ousadia para alterar a rota, mesmo que a maioria esteja seguindo em outra direção. Ousadia para ser você, para impor empenho e encontrar coragem.
 
Coragem não somente para perceber a verdade, principalmente quando esta não se adeque ao que gostaríamos que ela fosse, ou ao que entendemos que ela deveria ser, mas principalmente coragem para recomeçar sempre que necessário for, mesmo que implique em assumir erros. Coragem para abrir mão de nossas crenças, não importando o quanto estejamos arraigados nela, para assumir que podemos ter empenhado muito de nossas vidas em falsas verdades, e principalmente porque a verdade, ou as verdades, podem ser, ou melhor, podem ser percebidas como dolorosas, tristes, podem ser feias aos nossos olhos, podem ser injustas segundo nossos valores, podem ser assustadoras, desumanas e insensíveis, e podem derrubar todo, ou parte, do castelo que construímos como zona de conforto, ao longo de nosso viver.
 
Quem falou que a verdade se preocupa conosco? Ela é autônoma em si mesmo, ela é absoluta, sendo relativa tão somente nossa interpretação dela, pois que a vemos, lamentavelmente, muitas vezes com filtros de nossos valores, de nossos preconceitos e de nossos desejos, que acabamos confundido estes nossos desejos com verdade, temporalidade com causalidade, crenças com saber, verdades com valores, revelações com evidências e finalmente confundido conhecimento com sabedoria.  

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 26/11/2013
Código do texto: T4587173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.