Mundo cão

CORRUPÇÃO

A corrupção é uma coisa difícil de combater. É, na verdade, algo difícil até de entender. As pessoas geralmente reclamam da corrupção dos agentes políticos, mas na hora de dar seu testemunho contra eles se acovardam, não querem seus nomes envolvidos. Levantam a voz particularmente, mas na hora da verdade desaparecem como fumaça ao vento. No fundo só pensam mesmo nos próprios umbigos. Lutar contra os corruptos é lutar contra moinhos de vento. Uma utopia alimentada por uma consciência tranquila, mas que não encontra eco entre seus pares. Aquele se guia pela sua consciência não pode atuar em grupo, precisa agir sozinho, pois nunca saberá de fato com quem poderá contar. Na verdade não poderá contar com ninguém!

ÉTICA

O que é ética? Qual a diferença entre a ética pessoal e a ética grupal? Se você faz parte de uma empresa, de uma subordinação, de regras fechadas e controladas por normas, você estará preso a elas. As regras coletivas ficam para segundo plano... E, com isso, a ética moral foi para as cucuias, pois uma coisa anula a outra.

CONSCIÊNCIA

Consciência! O que é consciência? Se você faz algo achando que aquilo que faz está certo, então não terá certamente problemas de consciência. Muitas pessoas são completamente doentes nesse quesito e nem sabe que são. E os que estão à sua volta, são contaminadas pela sua postura enganosa porque na verdade a maioria vive se enganando também. Vivem anulando sua própria consciência em nome de um bem que elas próprias não compreendem.

DEMOCRACIA

Há divergências num grupo de pessoas. Cada qual com sua personalidade, seu interesse próprio, seu pensamento particular. A democracia reza que o interesse da maioria prevalece e esse é o começo de toda a confusão, pois muitas vezes ela (como a unanimidade) é burra. É um ditado e uma constatação. Então, o individuo realmente consciente está na minoria e esta é fraca em termos comunitários. Pode ser muito forte na questão moral. Mas a maioria não está nem aí para o moral... Quer mesmo é resolver o seu problema, garantir o seu quinhão, ficar na comodidade do “faça que dou a maior força” (de longe, sem se envolver, só botando lenha na fogueira); mas na hora do “pega pra capar” nega Cristo três vezes antes do galo cantar.

ILHA

O homem não é autêntico como o cão. O homem é um ser dissimulado, cheio de incertezas, cheio de razão. E é por isso que quando se perde não tem pra quem reclamar. Está sozinho! Como sempre esteve...

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 18/12/2013
Reeditado em 18/12/2013
Código do texto: T4616450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.