Terra à vista (?)

As páginas que o tempo se encarrega de amarelar eu nunca jogarei fora. Assim, quando o meu tempo for mais longo que a memória, elas estarão lá, para me lembrar de cada passo que ainda hei de dar até que não tenha mais forças.

Sempre há calmaria depois da tormenta, mas a quietude amedronta o velho pescador que sempre espera uma tempestade pior que a anterior, mesmo que às vezes o faça sem perceber. Há tempos que meus pensamentos velejam num mar sem brisa, sem visão de porto seguro e sem âncora. Sim, oras, sem âncora. Se o porto for seguro de verdade, não precisarei mais do barco, caso contrário, não tenho motivos para me prender a algo tão duvidoso, e continuarei navegando.

Agora a névoa densa encurta a visão, impossibilita previsões e requer muita coragem para seguir em frente. Se esta por sua vez não vier por bravura, virá por medo da estagnação.

O vento que soprou me trouxe até aqui, e daqui nem um palmo a mais. Contudo, de nada adianta esperar que alguma casualidade me traga de volta o vento que outrora inflou minhas velas.

Se ainda necessito navegar, é que continuo sem o tal porto seguro.

Até lá, remos, braços e coragem nunca haverão de me faltar.

Jean Michel
Enviado por Jean Michel em 21/01/2014
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T4657974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.