AFINAL, QUE MUNDO É ESSE?

Há tempos tenho ouvido dizer que o mundo vai acabar. Tsunamis, terremotos, vulcões, meteoros... Enfim, há inúmeras especulações de como a vida na Terra cessará. Aos esotéricos, coube a alternativa de um castigo dos deuses. Talvez não.

Num mundo cercado de desigualdades, vendem-te a ideia de democracia, liberdade, respeito, globalização real. Acredita-te, nem tudo é como parece, nem tudo é como aquilo que te obrigam a engolir, meu caro. Eras mitológicas retornaram e as 'aberrações', assim determinadas pelas ideologias de época, são lançadas a fogo vivo, pelo fato de simplesmente aceitarem sua condição mental, bem como sentimental. Ora, que mal há em aceitar-te? Que mal há em aceitar que assim como és, poderia não ser? E se fosse tu que estivesse à beira da morte pelo simples fato de aceitar-te como homossexual, por exemplo? Que mundo é esse? Como dizia Chorao, ninguém mais entende um sonho. Ninguém mais tem respeito para com o próximo. Qual o real valor de uma vida? Se é negro, sofre. Se for gordo, também. Ser homossexual é uma anomia. Acorda-te, ser imperfeito, acorda-te que tu também tens defeitos. E mais, tens defeitos piores por tua ignorância. A liberdade não é relativa. Aceitar que no mundo em que vivo, há quem morra por permitir-se viver da maneira que acha ser feliz, pra mim, é algo extremamente inaceitável.

Tenho em mente que nem todos vão pensar assim, afinal, se há quem cala, provavelmente ratifica tal situação. Sinto pena. Pena por serem tão minúsculos de alma, de moral, de personalidade. A homossexualidade não é doença, não contamina, não te transformará de um dia pro outro em algo que não é. Se tu és homossexual, aceita-te. Se tu és negro, saiba do teu valor, da tua riqueza cultural, orgulhe-se. Se és mulher, defenda-te da tua igualdade. A vida foi feita para ser vivida da tua melhor forma, portanto, não deixe que te obriguem a alguma caminho, a alguma escolha. As opções surgem de dentro pra fora e não do inverso.

Por fim, espero encarecidamente que o mundo aspire, sempre e cada vez mais, por direitos humanos. Que seja livre todos aqueles que aqui nascerem, que da pele importe apenas o suor do trabalho; dos olhos, que admire-se o brilho; da boca, as palavras que encantam e o sorriso que comove; da mente, as melhores e mais bonitas ideias. É isso que espero. É isso que realmente espero. De tudo, o homem é quem cava a própria cava, portanto, se não respeitarmo-nos, quem vai? Não deixa a sociedade corromper tua bondade porque o futuro apenas ao homem pertence.

um poeta da noite
Enviado por um poeta da noite em 28/02/2014
Reeditado em 14/07/2020
Código do texto: T4710690
Classificação de conteúdo: seguro