Falando de Importância - EC

Um padre disse que pessoas importantes para ele são aquelas que se preocupam com ele. No meu entendimento nada mais egoístico. Não foi isso que Jesus ensinou...

Talvez tenha exposto tal pensamento em um contexto que não conheço, mas que me causou espanto... E medo. Uma frase como essa, em dias tão nebulosos, é perigosa. Acredito que estimula o egoísmo, o individualismo, o orgulho, a vaidade, a inveja e, tudo que é nocivo.

Não sou católica, mas acredito em Deus, em Jesus, acredito em Maria. Minha mãe recebeu muitas graças de Nossa Senhora Aparecida e, eu cresci acreditando em seu poder de Mãe Santíssima e, cresci ouvindo falar da sua importância para os homens, para as mães em desespero, em sofrimento... . Por isso é o meu espanto.

Maria se importava com seu filho e com os dos outros e, não se importava em saber se se importavam ou não com ela; Jesus deu a vida para salvar a humanidade sem se importar se se importavam com Ele ou não.

Deus legou seu filho ao mundo porque se importava com o destino da humanidade e não perguntou se nos importávamos com Seu filho e com o destino Dele e, mesmo com ELE.

Por isso estou decepcionada. Decepcionada é pouco. O que faz um padre dar uma declaração dessa natureza? Só ele mesmo pode explicar aos seguidores da sua igreja.

Ser importante no meu entender é muito bom; significa que você compreende porque vive, porque luta, porque se alimenta, porque trabalha.

Sinto-me importante por ter nascido aqui na Terra, ter tido a oportunidade de reeducar-me e aos filhos que Deus me enviou para que os reeducasse. Sinto-me importante porque Ele confiou em mim. Acreditou em mim, dando-me a responsabilidade de encaminhar Seus filhos no bom caminho – e, acredito que dentro do conhecimento que tinha na época deles pequenos, fiz, sim, o melhor que pude, dei o melhor de mim e, me acompanhou neste trabalho, meu esposo, também muito importante diante de Deus e de si mesmo e de todos da família e da sociedade.

Sinto-me importante por ter sido filha e, espero ter sido uma boa filha. Sei que sou importante como esposa e reconheço meu papel. Importo-me com meu esposo, com meus filhos
Sou importante como mulher, cidadã, vizinha e etc... Sou importante porque com meu voto ajudo a eleger parlamentares que DEVEM cuidar e tratar melhor o país...

Sou importante, porque com cada palavra falada ou escrita, cada gesto exagerado ou não, cada grito ou sussurro mostro o que sou sem disfarces. E influencio pessoas esperando sempre que para o bem, para o melhor, que aproveitem sempre o que tenho de bom, porque de ruim eu também tenho e procuro domesticá-las.

Sinto-me importante e me orgulho dessa importância. Acredito piamente que ela não me rebaixa à iniquidade. Sempre que posso divulgo meu pensamento e crença. Porém não espero que me sigam, pois sei que cada um tem sua importância diante de Deus e a minha não é maior que a de ninguém.

Posso e devo cuidar para que essa importância não descambe para a violência seja verbal ou física, pra humilhar, denegrir, corromper outros, violentar. Ser importante é saber reconhecer essa importância como algo bom, de enriquecimento íntimo, de agradecimento e engrandecimento. Reconheço e acredito nessa importância divina que é um consolo para a minha ignorância diante do Eterno Pai.

Acredito que saber e agradecer essa importância é ser também humilde, é reconhecer meu papel na obra criadora do Universo. Agradecer essa importância significa que trabalho para dignificá-la com atitudes éticas, digo, morais e, humanas, cidadãs, de responsabilidade social e religiosa.

Essa importância não pode ser reduzida à palavra sem significado como se eu fosse criminosa ou, mesmo, pecaminosa. Até o rico com cargo importante na sociedade terrena tem sua importância, pois ele dá emprego e trabalho para que outros se sintam igualmente importantes. O mendigo é importante porque passa por um processo enorme de humildade, de coragem pois enfrenta as agruras todas.

Sentir-me importante não é errado, nem feio no meu entendimento.
Mas pelo que observo pelas leituras que faço, pelas notícias na mídia alguns estão exagerando na dose achando-se mais importantes que os demais, e mais importante até que Deus, querendo mudar o mundo que ELE criou. Como se pode mudar algo que não criou, do qual não é dono, não conhece os detalhes dessa criação, mas que apenas está usufruindo da criação?

Há um excesso de importância, formada pelo individualismo, prepotência está levando o país à falência. Falência moral, humana. Falência política, social, cultural, comportamental.

É preciso mais cuidado com a importância que Deus nos deu.




Este texto faz parte do Exercício Criativo - Abrindo Falência
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/abrindofalencia.htm
MVA
Enviado por MVA em 07/04/2014
Reeditado em 23/05/2014
Código do texto: T4759578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.