Precisamos acordar!

Nem tudo é desgraça, no nosso país. O Brasil é alegria na noite de quarta-feira e na tarde de domingo. A bola rola nos gramados; nós, brasileiros, esquecemos a casa e a vida lá fora. O Brasil para ver o futebol. E vai parar para acolher a Copa do Mundo. O futebol que, curiosamente, não foi inventado em terras brazucas, se mistura à nossa identidade. Gostamos do futebol porque, como nenhum outro esporte, nos conhece intimamente. E nós a ele. Em cada campinho de rua, de várzea, nas quadras do bairro e dos clubes, construímos uma expressão cultural e social, muito mais que uma modalidade de sucesso. E por isso, criamos um padrão próprio de torcer e de jogar - admirados ao redor do mundo. Não por acaso, nossos jogadores são os maiores craques e os mais valiosos. Todo país tenta, mas...

Impossível não ser brasileiro e não vestir a camisa do futebol. Mas há um lado podre dos campeonatos, das Olimpíadas e da Copa do Mundo que muitos insistem em não ver: os impactos socioeconômicos que causam: milhares de meninos ficam com a ilusão de que vão vencer na vida jogando futebol, tudo fica mais caro, a camada social da pobreza leva sempre chicotadas: tudo é a base de dinheiro público, mas o benefício é privado. E isso está errado!!! Logo, não posso estar 100% satisfeita com o nosso Brasil de hoje, que, enfatizando: patina no seu desenvolvimento, permite tanta pobreza e desigualdade, tanta falta de segurança, tanto a desejar na educação, na saúde... assim como tanta incompetência e corrupção impunes. Só vamos melhorar nosso país com conscientização de uma maioria e pelo voto que poderá fazer a mudança. Depende de cada um de nós, brasileiros.

Precisamos acordar!

Rosemary Chaia
Enviado por Rosemary Chaia em 09/04/2014
Código do texto: T4762482
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.