Por que ser otimistas

Ainda que o nosso lado racional nos force a ser pessimistas, temos que nos manter otimistas porque, se pensarmos bem, são os otimistas que conseguem mudar o rumo das situações, porque enxergam além das aparências e veem o potencial e as oportunidades. Os pessimistas, se repararmos bem, são uns acomodados que preferem ficar na confortável posição de dizer que não adianta fazer nada e se manterem de braços cruzados, sem nem ao menos tentar. Já os otimistas têm entusiasmo, sabem que nada é definitivo e sempre pode melhorar se fizerem algo nesse sentido. O otimista sempre opta por lutar, por manter acesa a chama da esperança e acreditar no melhor, sabendo que, se o pior vier, irá enfrenta-lo sem se queixar, porque se queixar é o mais fácil a fazer, qualquer um pode se queixar de que viver é ruim, está complicado e não adianta tentar mudar o mundo, porque ele só piora. Sim, o mundo está complicado e viver é difícil mas, se todos se queixassem menos e lutassem mais, as coisas seriam diferentes. Infelizmente, se dissermos isso a um pessimista, ele certamente dirá: e o que eu posso fazer para o mundo melhorar? A verdade é que qualquer um de nós tem poder para melhorar esse mundo e o otimista tem essa certeza bem enraizada dentro dele, dedicando todos os minutos do seu dia no sentido de se aperfeiçoar, lutar pelas mudanças e alcançar a felicidade a que todos nós temos direito, porque felicidade não é algo que tenhamos que fazer por merecer. Felicidade é um direito natural nosso e que todos temos o poder de alcançar. A diferença entre o pessimista e o otimista é que o primeiro pensa que a felicidade não existe enquanto o segundo tem certeza de que ela é possível e todos podem senti-la.