Não seja mais um banana... Não Somos Macacos...

Todos os dias o povo negro sofre com o racismo. Todos os dias cresce a violência racista no Brasil e no mundo. O que aconteceu a Daniel Alves serviu apenas para lembrar uma coisa, o negro está marcado na pele, e dinheiro nenhum apaga essa marca. Mesmo que nunca sofra como um preto pobre da periferia, seu dinheiro não tem o poder de te embranquecer.

Daniel Alves devorou uma banana em resposta ao racismo sofrido durante uma partida e foi ovacionado. Bananas se espalharam por todas as mídias num ato de solidariedade ao milionário jogador. Mas e o preto pobre da periferia? Quem o defende? Quem o apoia na sua luta diária contra a violência racista?

A campanha ganhou nome, Somos Todos Macacos.

Quem criou a campanha lembrou-se que macaco é um termo pejorativo para comparar o negro a um selvagem que esta anos luz do processo evolucionista para atingir o nível civilizado do homem branco europeu?

Por que não “somos todos negros” ou “somos todos iguais”?

A moda agora é tirar foto com bananas e se afirmar inferior, selvagem, macaco. Sem a consciência de que isso ridiculariza, simplifica e desqualifica toda e qualquer discussão séria sobre um problema de nível global que é o racismo.

Deixemos de infantilidade, passemos a levar a sério o que deve ser levado. E a discussão racial é um tema que não pode mais ser ignorado na sociedade atual.

EU NÃO SOU MACACO.

NÃO ADMITO ESSA CAMPANHA COMO SIMBOLO DE LUTA CONTRA O RACISMO.

“...olhando pra cá, curiosos, é lógico. Não, não é não, não é o zoológico”

Menos bananas e macacos. Mais consciência histórica e racial.