Verdade e verdades.

Meditar sobre a Verdade é alguma coisa tão utópica quanto aquilo que nós chamamos de verdade em nosso dia a dia, afinal tudo é verdade e nada é mentira. Aliás minto, a única mentira é que nada é a Verdade e a única Verdade é que tudo é verdadeiro.

Parece que apenas repeti as coisas, que fiz apenas um jogo insensato de palavras, mas não é bem assim não, afinal o que nós consideramos mentira é algo pessoal e tão íntimo, que muitas vezes não revelamos sequer a nós mesmos. Quantos têm o privilégio de poder dizer, com plena consciência, que se conhecem e distinguem perfeitamente suas verdades e mentiras? Bem poucos, posso afirmar sem medo de errar.

Sendo assim, quantos se sustentam em mentiras, as quais não admitem sequer à si próprios, o que transforma estas mentiras em verdades sobre si e para si. Logo estas mentiras são verdades e sobre elas se ergue todo um edifício de crenças, preconceitos e procedimentos; os quais dirigem suas vidas e todas as atitudes nela tomadas pelo indivíduo. Deveríamos considerar este ser humano um mentiroso? No caso de uma inadequação social muito forte desta verdade pessoal a medicina a classifica como doença usando diversos nomes, mas ao que me conste nunca vi classificarem de mentiroso.

O sábio dizer ser a Verdade tal e qual o Sol, só não a enxerga aquele que for cego, e querem saber? É um fato, mas alguns esquecem que para olharmos diretamente para o Sol ou usamos algum aparato de proteção (óculos), ou simplesmente só conseguimos olhar de forma tão rápida, que temos apenas um vislumbre dele, ou melhor de sua luz ofuscante, pois a esfera solar em si não é possível de contemplar a contento, chegando mesmo a causar danos irreparáveis à vista dos que insistem em fazê-lo. Assim também é a Verdade, para que a vejamos de forma mais clara é necessário velarmos nosso entendimento com sabedoria. A sua luminosidade é tão grande, que também pode causar males irreparáveis aos incautos, aqueles que tentam de qualquer forma que seja, vê-la de uma maneira irresponsável ou sem o devido aparato.

Assim como as estrelas são outros sóis, os quais devido a sua maior distância de nós, se tornam pequenos e só brilham na sombra da estrela mais próxima de nosso planeta (a noite ou durante os eclipses solares) , estrela esta responsável pela vida aqui existente. Assim são as verdades de cada um de nós, as quais existem dentro da distância do universo mental individual do Ser , mas só têm condições de brilharem à sombra ou durante os eclipses da Verdade única e responsável pela nossa atual existência.

Quanto as mentiras, digamos serem os Buracos Negros existentes em todos e em cada universo, os quais levam a outros universos paralelos dentro dos Microcosmos que somos cada um nós.