Um instante eterno de tempo numa vida só...

A palavra instante deriva-se do latim instans - o que aperta, que insta, que persegue, iminente, próximo.

Para os filósofos existem muitas linhas de pensamento com relação ao instante e sua eternidade... Contudo a que mais gosto é a do existencialismo, que diz:

"...o instante é a parcela de tempo vivida, a totalidade do real, a única coisa verdadeira e concreta."

Sempre pensei como vive-se mil vidas em pequenos instantes. Esses momentos são irrepetíveis. Irrepetíveis, mas ecoam na eternidade.

Ao nascer, o choro da criança marca a vida.

Ao falar a primeira palavra é rodeada por olhares atentos e amorosos... nunca mais esses mesmos olhares serão vistos.

Ao dar seu primeiro beijo, a face de característico espanto, pudor e frenesi marcarão a vida de uma pessoa. Ao encontrar seu primeiro amor - não necessariamente o único - o instante se faz eterno de diversas formas, na escrita, na música, no cheiro, nas mãos dadas e no ouvir as risadas.

Ao ver sua mãe cozinhar, o borbulhar dos sabores e aromas serão instantes que você guardará pra todo sempre em lugares recônditos.

O choro de alegria ou de tristeza de seu filho serão sinos de alerta para uma vida toda. Você os ouvirá mesmo quando a casa estiver plenamente vazia.

Ouvir a voz de quem se ama durará por vezes frações de minutos e mesmo assim ecoará em sua cabeça mesmo que você não queira e por tempo indeterminado, por vezes somente cessando com a morte.

Um dia de sol, o vento impetuoso tornam-se instantes assim que te tocam e iluminam.

O frio gélido queima sua pele por instantes e isso você não esquece... entra e sai ano.

Esse dom estúpido e miraculoso da vida é efêmero. Goze-o. Nunca mais será assim.

...

O instante de minha vida recomeçou no momento que lhe "vi".

Trarei milhares de vezes à memória aquele instante... mesmo se viver 120 anos.

Serão vários 10 de Abril de muitos instantes cravados na memória.

Adélia Prado sabiamente escreveu sobre... "...o que a memória ama, fica eterno"

Ah, Adélia... quão profundo era o contexto de seus pensamentos pra traduzi-los nessas palavras?

Será que você também teve um 10 de Abril em sua vida?

Sei que essa frase até o que se sabe não foi escrita por um 10 de Abril... mas também sei que o coração de uma mulher é como Oceano profundo...

O instante da sua voz pode manter uma pessoa acordada.

O instante de um email pode salvar dia estressante de trabalho...

O instante de ler um bilhete ou uma carta escritos a mão podem te marcar tão profundamente que você não saberia explicar onde termina seu eu e começa a parte que você dedica a pessoa amada.

O instante de uma letra ou melodia musical podem te fazer cantarolar ou dançar em plena rua numa segunda feira as 15:20 da tarde num dia de chuva.

Ah, o instante.

Se o tempo é aliado da eternidade... a que devemos o instante?

Creio que o devemos a forma que vivemos.

A intensidade justifica o modo. E o querer pra sempre justifica o que ficará... mesmo quando for embora.

Por lhe querer pra sempre, estou fadada a viver todo um instante eterno de tempo numa vida só.

O que farei eu quando não ouvir a voz, sentir o cheiro nos papéis de carta, não ler as palavras doces e chorar de raiva por coisas banais?

Penso que para saciar tais coisas, só me restará visitar a mim mesma. Visitar os lugares que o vento passageiro do amor, que-vem-como brisa-atiça-queima-sacode-dá vida-e faz morada, lugares que ninguém vê ou toca...

Lugares que uma pessoa com sua singularidade mesmo sendo plural, conseguiu te marcar a ferro quente...

Te amarei de uma eternidade a outra eternidade.

Outros amores virão, outros provarão dos beijos, cheiros, tremores e temores...

Outros darão casa...

Mas somente você me deu o céu, estrelas e vários poemas.

Tornei-me a viver, quando te encontrei.

Com todo o Amor que habita em mim... Por vezes um Amor que nem eu mesma nunca saberei como nasceu, viveu e vai sucumbir... Ao instante.

Angélica Vespúcio
Enviado por Angélica Vespúcio em 02/05/2014
Reeditado em 02/05/2014
Código do texto: T4791078
Classificação de conteúdo: seguro