Qual o mal do século?

Pergunto qual o mal do século e me respondem: ‘ a falta de educação’, ‘ as drogas’, ‘ a falta de amor’, ‘ o capitalismo’... E por aí vai... O engraçado é que cada resposta já podemos perceber que foram ditas de forma técnica, de acordo com âmbito de trabalho de cada ser e não da sociedade em si, fala de forma estrita, seu mundinho e esquece-se do mundo imenso existente lá fora, por quê? Por que se melhorar a educação, melhora a vida dos professores e alimenta o capitalismo, se o governo investe na reabilitação de menores infratores, ou um serviço que dê um destaque a algum profissional da seara da jurisdição, ou proteção estatal, entrará verba, a falta de amor, você terá que ‘desabafar’ com seu psicólogo ou um profissional do ramo, o capitalismo? Engraçado, falar sobre capitalismo como mal do século quando você, senhor (a) só visa o lucro e o capital da vida.

E eu pergunto-me: O que há de errado com nós? O que há de errado com o mundo? Com o mundo... NADA! Mas por que estamos vivendo em um mundo assim dessa forma? Notícias ruins afloram nosso dia a dia, as pessoas são hipócritas, o falso moralismo atrelado com a ‘boa’ moral. O que houve com vocês? O que houve com nós? Por que estamos nos corrompendo tanto, pouco a pouco, dia após dia?... Pois é, somos nós, seres humanos, estamos esquecendo-se de Ser humano!

Tudo perdeu o sentido. Tudo perdeu a direção. As pessoas correm contra o tempo e o tempo corre contra elas, ser é inferior ao ter, a materialidade, domina a espiritualidade, nada mais importa do que aquele carro do ano, a roupa de marca, a casa exacerbada e a saúde falida, o corpo fatigado da correria diária, o stress toma conta, mas você se diz satisfeito, você já parou para olhar ao seu redor? Quantas pessoas te cercam? Quantas pessoas são sinceras? Quantas pessoas se sentem bem? Quantas pessoas estão com problemas? Quantas você deu um simples cumprimento de paz? Ou para quantas você deu um mero sorriso de dentes amarelos? Difícil né? Você está sempre tão ocupado (a) com sua vida que se esquece do próximo, que está de forma direta ou indireta convivendo com você. Vamos um pouco além, vamos adentrar no esgoto da humanidade, nos desastres sociais, nas calamidades públicas, nos desesperos das famílias que se assombram com cada ato banal que estas sofrem e aclamam por justiça, mas a justiça, ora, como dizem: ‘a justiça é cega, a justiça é falha’, mas e a culpa? A culpa é de quem? Somos nós que nos corrompemos dias após dias! O ser humano é um lixo! Isso mesmo, eu sou humana, mas torno a dizer o ser humano é um lixo! Agora está vivo, daqui a minutos horas ou dias, já não se sabe e o que você vai levar daqui? Nada! Normalmente só valorizam quando perdem, ou o que não tem e quando tem, diz ter demais e esquece-se de uma coisa, de agradecer, de reconhecer a misericórdia existente da força divina e esquece mais ainda do verdadeiro sentido da vida, esquece-se do amor, absorve o ódio, esquece-se da felicidade, absorve o orgulho, esquece-se de viver, vive para o capitalismo, que nos mata cada vez mais, alimentamos a miséria, a fome, as drogas, a falta de amor e não percebemos, alimentamos a forma desandada da humanidade, as desigualdades sociais, ao crime, a hipocrisia, somos hipócritas, os políticos corruptos e tudo que há de ruim e nos rodea, esquecemo-nos das belezas naturais, da beleza da vida, da beleza que é viver, ou melhor, estamos errando mais uma vez, destruindo pouco a pouco, para o capitalismo, ou as perdendo, tudo virou preço, tudo é etiqueta, cuidado, até você está sendo etiquetado ou valorizado, é quando se pergunta: ‘Vale investir naquele (a) ali?’ e eu te pergunto: Qual o seu real valor? Qual o seu real caráter?!... Vivemos em uma prisão sem grades, rodeados de misérias, rodeados de medo, mas porque queremos. A vida não é difícil, a vida é fácil de viver, somos nós que a complicamos, por que não sermos humildes? Por que não abraçar a causa do próximo, ou tentar viver todos os aspectos da vida? Somos humanos, somos um só, não queira ser demais, não queira ser de menos, queira ser você e seja, mas lembre de ter amor por si e ao próximo, lembre-se de querer ser você sem esperar a reciprocidade do outro ser, não seja má só, porque um dia alguém ou foram por diversas vezes com você, tente entender que embora sejamos iguais em sentido humanos, infelizmente a maioria da humanidade está corrompida, tente amenizar, retruque, mas não faça o mesmo, tenha misericórdia por esse ser, perdoe-o, ainda que seja difícil, pois este está acomodado em seus próprios erros e você, você não tenha medo dos seus erros ou defeitos, não se habitue quanto a estes, cada ato ou momento de nossas vidas existe um porque e é fruto de experiências boas ou ruins, mas os atos que incumbem aos meus erros não são toleráveis, devemos aprender a cada dia e fazer diferente, devemos aprender com nossas marcas e querer renascer, usar a inteligência que vem em mente, não deixar que por uma fraqueza nossa pequenas ou grandes ilusões da vida e cuidemos de nossas crianças ainda enquanto são crianças, saibamos educá-las, pouco à pouco, porque se isso não acontecer, estaremos colocando uma água, pura, limpa e cristalina em um esgoto, sujo e turbulento e o que acontecerá? Nada, apenas perderemos a água e o esgoto estará lá, esperando e querendo sempre mais.

- Apenas pensamentos de quem está começando a vida agora.

Ass. Taísla Alves

Taísla
Enviado por Taísla em 06/05/2014
Reeditado em 06/05/2014
Código do texto: T4795836
Classificação de conteúdo: seguro