Auto Ajuda

Não sei se sou possuidor da verdade, embora a verdade dependa da forma e maneira que se possa compreender, ou mesmo entender onde está a mentira.” Estamos nesse mundo para vivermos uma vida e assim devemos nos esforçar para acima de tudo viver bem e felizes, sobretudo. Sei que na vida em alguns momentos, nossos jardins não têm belas flores, mas devemos sempre regar a terra e cuidar para que elas nasçam. Se não para nós, mas para quem verdadeiramente amamos e queremos bem. Se tivermos um sonho, devemos sim correr atrás dele, mesmo que para isso existam sacrifícios e sementes mal plantadas. Devemos antes de tudo dar valor a nosso próprio ser, para podermos compreender o outro e assim valorizá-lo pelo que verdadeiramente ele é. Dizem que se não pudermos compreender a nós mesmo, como poderemos compreender o outro? Pode ser até fácil compreender esta frase, mas quando alguém lhe questiona este dizer?

- Bom dia amigo tudo bem? – cumprimento um amigo ao perceber que ele estava meio chateado.

- Sim penso que sim – ele responde e abaixa a cabeça - mas não sei bem se estou bem.

- Acaso posso ajudar em alguma coisa? – lhe pergunto, fazendo sempre o que os amigos devem fazer e segui as regras de sempre estar pronto à ajudar.

- Quem sabe sim. – ele responde me olhando nos olhos. – Andei lendo umas frase de autoajuda, e li que devemos nos conhecer e nos compreender, pois só assim podermos entender os outros.

- Isso é uma máxima que todos dizem. – lhe respondi prontamente por conhecer a frase, mas a resposta foi meio que uma surpresa para mim.

- Bom se você compreende a frase é porque se encontrou, então me explique como posso me encontrar em mim mesmo se não sei o que é verdade ou mesmo mentira neste mundo. A frase diz o que devemos fazer, mas não explica como fazer.

Fiquei pensativo e procurei respostas, pois ele estava certo. Entendi que ao tentarmos ajudar alguém sempre temos boas intenções e belas palavras do que deve ser feito, mas como se deve realmente fazer, se ao analisarmos nossas próprias vidas chegaremos ao ponto de nos perguntarmos – será que realmente eu me conheço por eu mesmo, ou pelo que as pessoas dizem quem eu sou? As regras do bem viver nos diz para encarar os momentos difíceis como uma pausa para reflexão sobre o que realmente desejamos e o que queremos de fato. Devemos Analisar as barreiras como fundações, onde serão construídos os alicerces da vida no futuro. Uma base mal feita, não suportará o peso do destino. Contudo, não devemos nos esquecer de nunca deixar o desânimo impregnar nossas almas e nos fazer desistir de nossas vidas. Pois, se depois de tudo percebemos que construímos um caminho na direção errada, sempre haverá uma oportunidade de recomeçar.

- Então amigo – continuou ele a me questionar - pode me ensinar a verdade sobre em qual mentira devo acreditar?

- Talvez. – respondi, ainda tentando achar a melhor resposta, pois é o que fazemos quando somos questionados em tentar ajudar e nos surpreendemos que somos nós que estamos realmente precisando de ajuda.

Assim, antes de tentar dizer para alguém a sua verdade, saiba que somos senhores de nosso próprio destino e co-responsáveis, direta e indiretamente no destino dos outros, se entenderem que estamos ligados um ao outro. Assim, uma decisão nossa pode sim mudar a decisão de alguém e assim sucessivamente. O que parece bom para um, não é necessariamente bom para o outro, o que penso ser a verdade pode ser uma grande mentira. Não deixem jamais que o tempo seja maior que vocês, pois quem faz o tempo somos nós mesmos. Demais, é relativo ao estado de ser onde estar e ficar. Só não tem tempo, aquele que julgar que o tempo é maior que a si próprio. Amizades e amores, são flores em nosso jardim, devemos cuidar para que cresçam belas e desabroche para a beleza da felicidade de se alcançar seu próprio destino. Acima de tudo devemos nos lembrar da tal liberdade, mesmo vivendo presos às leis deste mundo, pois o pensar e o decidir estão verdadeiramente livres dentro de cada um. Cultivem isso e sigam sempre em frente e nunca estarão sozinhos, pois se assim o fizer alguém sempre estará com você. Um amigo de verdade é como uma luz, mas o caminho é você que deve escolher. Porém se perceber que estão errados, os verdadeiros amigos estarão prontos para de novo lhe mostrar a luz, para que novamente possa prosseguir e achar seu próprio destino. Por último, cultivem o estado de sempre estarem atentos aos seus próprios pensamentos e nunca culpe os outros pelos seus próprios erros. Nunca se julgue possuidor da verdade, pois cada um tem a sua própria maneira de ver e encarar o que se é realmente verdadeiro nesse mundo. Diante de tudo, somos os únicos responsáveis por nossos próprios pensamentos. Quanto ao destino, ou mesmo o amanhã, só poderemos saber se realmente vivermos o hoje regando o jardim das árvores que colheremos os frutos. Alguns inimigos parecem ser invisíveis, mas fazem parte da vida para sabermos se realmente estamos nos caminhos certos e preparados para nosso real destino. Se pensar que alguns são como praga que vem para destruir nossas plantações, temos duas opções: Lutar contra a praga procurando o melhor remédio e colher belos frutos no futuro, ou simplesmente desanimar e deixar tudo ser destruído. No final a escolha é sempre nossa, pois a verdade, cada um tem a sua.

José Meireles do Nascimento

Jose Meireles
Enviado por Jose Meireles em 12/05/2014
Código do texto: T4803857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.