AS PALAVRAS E AS COISAS

Para o poeta a relação entre as verbalizações e as coisas que elas irão representar constituem uma relação crucial.

O conceito que a palavra tem o dever de atribuir às coisas percorre uma estreita linha até atingir o objetivo de aclarar o entendimento do leitor e o objetivo desejado e essencial do emissor.

A cosmogonia constitui um mundo tão repleto e complexo, cujas coisas podem confundir as palavras e os termos concebidos para conceituá-las. Bertrand Russel, filósofo inglês do início do sec. XX, esforçou-se para tornar patente um pensamento lógico que tornasse mais evidentes os conceitos das coisas expresso pelas palavras. E o poeta, imerso em suas confabulações, permaneceu buscando conceitos para as coisas, tentando destrinchar as palavras para defini-las.

O presente texto, homônimo de uma grande obra do pensador francês Michel Focault, é uma despretensiosa paráfrase dos pensamentos desse ilustre autor.

Mesmo se valendo do dicionário o poeta coleciona algumas centenas de vocábulos que nem sempre definem com fidelidade a essência de cada coisa ou pensamento que se pretende representar.

Alguns analistas concluem que há uma infinidade de palavras para definir as coisas e as ideias, cujos conceitos podem se perder ou se confundir no imenso oceano de verbalizações.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 14/05/2014
Reeditado em 14/05/2014
Código do texto: T4806036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.