Sobre noivas e casamentos

Há quem pense que o casamento está fora de moda, que os casais preferem apenas "juntar as escovas de dentes" a se casar formalmente no cartório ou na igreja. Na realidade o processo para o casamento civil é bastante simples, dentro de um mês o casal já consegue ter a data e a certidão em mãos. Eles até disponibilizam o atestado de pobreza para quem não consegue arcar com a taxa.

Eu tomei a decisão de formalmente me casar, e posso afirmar que pela quantidade de pessoas no cartório que escolhi, o casamento cívil não está fora de moda, apenas o religioso que está em baixa pelos exorbitantes custos envolvidos.

Ser uma noiva é na verdade um espelho às outras pessoas. Quando você fala que está noiva e que vai se casar, a tendência é as pessoas olharem para dentro de si mesmas e se colocarem no seu lugar (ou imaginar como foi para ela) e dizer como elas esperam que o casamento delas será ou de como ele é.

Quando mulheres solteiras (especialmente as que não estão namorando) te congratulam, já perguntam tudo sobre o vestido, sobre a festa, o buquet e o véu, e normalmente até sobre a igreja que escolheu. Essa é apenas uma cinderela em busca do seu príncipe encantado apareça, é o sonho de infância de todos as filhas de Disney.

As casadas, essas já logo te dão os parabéns e abrem um super sorriso, mas antes que você possa agradecer já vem uma piada sobre como o casamento começa no paraiso e termina na consolação.

Para as que estão envolvidas nos preparativos, elas se comovem ainda mais, querendo que o seu casamento seja a construção dos próprios sonhos, dando opiniões pessoais e coagindo a noiva a seguir ou a escolher alguma coisa.

A vida de noiva não é fácil, porque por mais que o noivo esteja lá para te ajudar sempre, a maior parte deles não toma partido em pequenas decisões como na cor do embrulho dos bem casados, ou na decoração da festa e muito menos no vestido e nos acessórios. O mundo de opções e decisões dependem exclusivamente dela.

O problema das decisões não é puramente tomá-las. A maior parte das mulheres já pensou no geral e tem uma noção do que agrada ou não, o problema maior é estar disposta a sustentar sua opinião (especialmente se estiver com tradicionalistas ao lado, ai é briga certa) frente aos outros. Já pensou se eu quisesse mostrar ajuda do noivo para escolher o vestido? Além dele não querer ajudar, falando que é estranho, mas todas os outros falando que não é tradicional e que dá má sorte. Seriam horas de discussão com cada um deles.

Por isso noivas de plantão, entendam quando digo que ao contrário do que dizem, o ato de se casar é para vocês, mas o casamento é para os convidados. Sim, coloquem seus sonhos e expectativas em pauta, mas no geral tente adaptar as idéias dos queridos ao redor para que elas também façam parte do sonho deles.

Esse dia deverá ser o mais feliz da sua vida e tem que ser do jeito dos noivos, mas esse dia é sobre a felicidade, e ninguém fica feliz ouvindo criticas escondidas.

PS: Meu casamento foi ótimo, e de fato foi o mais feliz da minha vida até agora, admito que não saiu nada do jeito que eu esperava, porque tive que mudar de idéia centenas de vezes para encaixar opiniões diversas.