TEXTOS DE FICÇÃO SÃO EPISÓDIOS REAIS

A composição literária é um ato mágico e fascinante. A leitura de textos de ficção remete a mente a uma condição mágica inexplicável. Quando o autor compõe ou lê um texto ficcional concebe mentalmente um contexto que se insere aos incidentes do cotidiano.

No interior de um enredo ficcional de verossimilhança, seja no momento da criação ou da leitura, há sempre elementos que se ligam a experiências já vividas. Se isso não ocorre, pelo menos o leitor intenciona que sejam realizadas.

Acontece que o elaborador de textos só cria a partir do que conhece. No mínimo deve ter algum vestígio, mesmo que remoto, do que deve ser criado.

Porém, de forma alguma o autor consegue desorganizar a estrutura das coisas preexistentes, que chamamos de real.

As faculdades mentais se relacionam sem qualquer dificuldade com as mais discretas reminiscências do passado.

Os fatos descritos como meras histórias de ficção ganham corpo e se materializam das mais diversas formas. A imaginação criativa embaralha os episódios no momento da escrita. Porém, a realidade consegue ordená-los como eventos decorrentes.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 02/07/2014
Reeditado em 02/07/2014
Código do texto: T4867519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.