Felicidade, só se for agora!

1. A grande questão da felicidade, além da própria definição, é saber-se se é a mesma possível em termos individuais ou coletivos. Afinal, é justo sermos felizes quando a maioria sofre?

2. No passado muitos definiram a felicidade, que não é um fato isolado, e que se distingue da alegria, do bem-estar, do contentamento, por, talvez, ser mais abrangente, como um valor negativo. Felicidade seria a ausência da dor. Mas, quem é realmente feliz o consegue mesmo na vigência da dor física. A dor moral parece ser mais forte que a física e dificulta a manutenção da felicidade. Pois a felicidade é um estado mental, é um achar-se feliz.

4. Haveria uma predisposição genética à felicidade, ou é ela condicionada pelos fatores ambientais? Como em tudo nessa vida, a genética está presente, mas os fatores ambientais parecem ter um peso infinitamente maior.

5. De alguma maneira solerte, as pessoas parecem ter como objetivo da vida a felicidade que, deve-se admitir, nunca é encontrada, mas, sim, trocada por um outro objeto de desejo que a substitui. Assim, troca-se a felicidade real pela possibilidade de felicidade que advém da posse de alguma coisa, que não garante a felicidade duradoura. Quando a novidade se torna velha esvaí-se a felicidade passageira.

6. E assim a felicidade transforma-se em um sonho, em uma fantasia, em uma busca pelo santo graal que nunca se realiza, por um futuro dourado baseado em fantasias idealizadas e preconceitos.

7. E a felicidade escapa entre os dedos, é escorregadia como um peixe que ainda não pescamos. Pois ela não pode se basear em fantasias, ela é real e acontece no “aqui e no agora”, no famoso “presente” que é um presente. Então, a felicidade é um estado mental, sim, mas não é feliz quem se acha. É feliz quem nem sequer pensa nela, pois pensar nela, como pensar no momento presente, corresponde a perde-lo.

8. E à questão inicial só há uma resposta: sim, vale a pena ser feliz em termos individuais, ainda que muitos sofram no momento presente, pois é a forma de demonstrar para todos com o exemplo da própria vida de que é possível ser feliz.