IDÉIAS SÃO MAIORES DO QUE CAUSAS

Na física existe a lei da causa e efeito, pela qual o efeito é produto da causa e ele nunca está acima da causa. Porém eu digo que na construção de uma sociedade melhor o efeito muitas vezes se torna produto das idéias, de modo que vem a ser incoerente uma classe lutar por justiça e por direitos sociais pregando a intolerância e a violência contra a classe opressora.

Para muitos desde que a causa seja justa, as idéias empregadas pela classe oprimida não tem muita relevância, porém as idéias defendidas exercem muita influência no decorrer do processo no qual essa classe pode cometer muitas injustiças mesmo lutando por uma causa boa.

Um exemplo da minha afirmação foi a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60, pois enquanto Martin Luther King Jr. defendia a não violência como uma arma poderosa contra a opressão, outro lider intitulado Malcolm "X" defendia totalmente o contrario.

Malcolm X lutou contra o preconceito racial nos EUA defendendo uma outra forma de preconceito, o preconceito contra o homem branco, onde ele chegou a pregar a crença de que os brancos eram demônios além de incitar a violência em várias frases como "Revolução é sangrenta, revolução é hostil, revolução não reconhece compromissos, revolução inverte a ordem e destrói tudo que fica no seu caminho". Malcolm X só muda suas idéias preconceituosas quando viaja para Meca e percebe que o Islã é formado por variedades raciais, desde o caucasiano europeu até o negro da Africa subsaariana. Malcolm X foi assassinado em 1964.

Outro fato de luta cuja causa é justa mas as idéias não, são os movimentos de defesa aos homossexuais. Homossexuais não só tem o direito como devem sim lutar contra a homofobia, porém a maneira como se conduz o processo não é boa. Como o ódio pregado contra as igrejas católica e evangélica tidas como opressoras, explicita no fato de colocar santos católicos em posição homoeróticas em uma de suas paradas em São Paulo e a realização do concurso do "Jesus gay gostosão" nos EUA.

E também o que falar a respeito das revoluções armadas que houveram pelo mundo principalmente no século passado. Muitas delas lutaram contra governos opressores. Porém utilizando o emprego da violência e mesmo assim utilizando o discursos de serem os portadores da paz e da redenção para esses países. Porém eu nunca vi um grupo que tomou o poder pela luta armada estabelecer um governo pacifico, porém o que eu vi foram eles se tornarem muitas vezes até piores que seus opressores, o que mostra como os efeitos são produto das idéias.

Por isso eu concluo que as idéias determinam o efeito, elas são a essência de um movimento social, assim como a alma é a essência do homem. De modo que se as idéias não são boa, esse movimento acaba cometendo injustiças mesmo que a causa seja boa. Um palestino não pode lutar contra a violência de Israel defendendo a extinção desse Estado e um judeu não pode lutar contra a violência do Hamas, defendendo a morte de palestinos, pois é genocídio da mesmo forma, só muda de foco. Portanto leitores, antes de olharem para as causas que vocês apoiam, olhem primeiro para suas idéias, pois elas determinam quem vocês são.

OBRIGADO PELA LEITURA E FORTE ABRAÇO!