AS GRADES DE SEU TEMPO

Viver com deficiência física requer muita compreensão. Alguém que sofre um acidente e fica a mercê de outro ser humano acaba comprometendo tanto o físico como o mental de duas ou mais vidas, a própria e a de quem cuida... Depende basicamente de tudo e muitas vezes se acomoda, até porque quem cuida sente a necessidade de tornar mais agradável possível a vida do dependente, isso requer abrir mão de muitas coisas na própria vida em função dessa pessoa, inclusive fazer as vontades de tal.

Quero dizer que para um cadeirante há necessidade de lutar e tentar ser feliz. Há varias formas de estar feliz, inclusive fazendo a pessoa ao seu lado orgulhoso diante de vitorias contra as sequelas deixadas no corpo e na alma. Mostrar potencial de vida se consegue sim, independe da deficiência, nisso, luta-se de igual com saudáveis e independe de andar ou não lutar e brigar por seu espaço na sociedade é direito e dever, um cadeirante que é capaz de raciocinar pode muito, a sensibilidade fica mais aflorada em detalhes que antes não se notava, apesar de que muitas coisas antes possíveis hoje deixar um gosto nostálgico do tatear o chão, pé por pé... Se goste como estás, pois o pré-conceito existe e se souber fazer uso dele pode ter certeza que é o seu trunfo diante e perante qualquer pessoa que subestime a inteligência sua.

Prove para você que é capaz, a cadeira de rodas será seu meio de locomover e caminhar. Tenha força e dê respeito para ser respeitado, principio básico para se inserir na sociedade que hoje padece por exemplos de superação. Quem te levar nessa cadeira ou mesmo te sentar terá que fazer muito mais que isso, pois até chegar ao destino traçado, primeiro teve muito mais a oferecer para que estejas elegante e faça bem o que está disposto.

Piedade de si não deve ter, isso baixa a imunidade no corpo e pensamentos negativos afloram, poxa, já tem as dores do corpo e não se deve aumenta-las.

Use as palavras certas nas horas certas e não magoarás, mas tenha opinião e até que te provem ao contrario a mantenha, acredite você é igual a qualquer um e deve sair do casulo.

O amor ainda só tem um esboço do sentimento tão grande, então comece a colorir esse rabisco dentro de você... Caminhe, acredite que você pode como eu também tento caminhar diante da vontade de me sentir melhor.

Alípio Amâncio Paulino.