o debate é para os corajosos, a imposição, para os fracos

Meu pensamento sobre o que tenho lido e visto por aí. É muito cômodo pessoas escrevem suas opiniões e deixá-las públicas e depois virem com o argumento de que não querem discutir o assunto.

Então, se não quer dar a liberdade de receber contrargumento, não publique, guarde sua opinião para si mesmo, pois ao deixar pública, você poderá receber críticas quanto ao que pensa e deverá estar preparado para receber as críticas que vierem. Todos tem o direito de pensar diferente uns dos outros, não desmereça quem quer que seja por pensar diferente de você. Acredito que a humanidade evolui justamente pelas diferenças de pensamento, e pela troca de experiências, mas não tente impor o seu à base da força.

Na idade média, muitos foram parar na fogueira da inquisição pelo fato de discordar da visão da igreja sobre o universo. Era absurdo afirmar que a terra era Redonda e que o sol que estava no centro e não a terra. Da mesma forma que durante a ditadura militar, quem pensasse diferente era morto, torturado ou desaparecia. Apesar de combaterem quem pensasse o contrário do que era imposto, permaneceu quem argumentou com fatos e não com argumentos vazios, a imposição pela força de nada adiantou e as verdades vieram à tona.

A imposição de uma opinião pela força ou a não aceitação de contrapontos é para as pessoas fracas e imaturas que não suportam a ideia de debater um assunto. Pois não evoluíram psicologicamente o suficiente para entender que, mudar de opinião por ter se equivocado não é sinal de falta de personalidade, pelo contrário, deve-se ter muita personalidade para se ter coragem de dizer uma coisa hoje e outra amanhã. Exige, antes de tudo, coragem de mudar suas crenças e aceitar pontos de vista vindos de outras pessoas, o debate de alto nível é para poucos, é para os corajosos.