A
lém do que os olhos podem ver (EC)
           
            A princípio, soa meio estranho. Mas trata-se de uma expressão, um cumprimento, saudação, e não tem propriamente uma tradução exata, mas, um significado, um belo significado.
         Segundo pesquisas, é uma saudação em IsiZulu (zulu) – língua largamente falada na província de KawaZulu -Natal e em partes da província Gauteng, ambas na África do Sul. Aproximadamente 23,6% dos sul-africanos têm como primeiro idioma o IsiZulu.
         É também uma saudação em siSwati(Siswati / sissuáti) – língua Banta largamente falada em Mpumalanga e é a língua oficial do
Reino da Suazilândia, um pequeno país da África Austral. Aproximadamente 2,66% dos sul-africanos têm como primeiro idioma o Siswati.


 
 
                      



        
Na internet refere a uma tribo, que utiliza um ritual diferente para reconectar seus membros ao patamar do bem, quando os mesmos cometem algum erro, uma falta grave. Levado ao centro da aldeia, a pessoa que cometeu o ato prejudicial é rodeado por todos os demais membros e durante vários dias vão mostrar a ele todas as qualidades que possui todas as atitudes boas e edificantes que já teve.
         Vão dizer essencialmente:
“Você é bom!”. A comunidade acredita que somos todos bons, que nosso maior desejo é ser amado, ter segurança, paz, ser feliz. Crê que os erros são deslizes que cometemos no decorrer da busca de tal condição. Entendem o erro como um alerta, e acreditam que mostrar todo o bem já feito vai reerguer e reconectar a pessoa a sua verdadeira natureza. A natureza do bem, da qual se afastou temporariamente!
 
        
Bonito não?
         Mais uma lição respeitosa do existir do povo africano e que nos conduz a reflexões sobre vida, amor, consciência, valores como respeito, e tantos outros igualmente importantes que muitas vezes esquecemos, deixando passar despercebida a essência de cada um, o quanto somos bons, importantes para nós, para nossos semelhantes e para o mundo.  
         Em Zulu,
Sawabona significa eu te vejo, eu te valorizo. Ou ainda  você é importante para mim” . “Shikoba, a resposta ao cumprimento, quer dizer então eu existo para você”.

 

                
 

 

Somos um só universo
A cada dia mais e mais
Where we are,
A melhor escolha é sempre:
Basear-se no perdão, no respeito.
O que sou, é melhor contigo.
Nossos destinos estão interligados
Acolha esse pensar...
 
 
Somente assim
Homens,
Instrumentos do criador
Know the true meaning
O verdadeiro valor
Bem maior
Amor...
 



               


 
      "Em círculo, somos todos iguais. Quando estamos em círculo, ninguém está à sua frente, nem atrás, nem acima e nem abaixo.
     
Um Círculo Sagrado é feito para criar Unidade.
     O Elo da Vida também é um círculo. Nesse elo há espaço para cada espécie, cada raça, cada árvore e cada planta."
Dave Chief, Oglala Lakota



 
               
 

 
Saiba mais:
 
 

http://flaviogikovate.com.br/sobre-estar-sozinho/
 
 

http://somostodosum.ig.com.br/blog/b.asp?id=11306
 
 

http://africaemrede.wordpress.com/2012/05/25/sawabona/
 



 

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Sawabona Shikoba
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/sawabonashikoba.htm

 
 

 
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 03/11/2014
Código do texto: T5021509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.