EM VEZ DE EXPECTATIVAS, CRIE O FUTURO

Uma mulher tinha o costume de pegar ônibus em determinado local todo fim de tarde ao sair do trabalho. Ela aguardava, diariamente, cerca de quinze minutos no local até que aparecesse a lotação. Carros passavam para lá e para cá, ônibus de outras linhas paravam para entrar ou para sair passageiros. E o que aparecia no campo de visão dela eram só vultos. Sequer o número das linhas das outras lotações que pegavam passageiros no mesmo ponto ela memorizava. Estava sempre atenta a ônibus e ao número da linha que ela utilizava.

Ela conheceu um rapaz em uma noite de sábado quando gozava horas de lazer e ele a convidou para sair na sexta-feira subsequente. Ele combinou com ela que passaria no horário e local onde ela esperava o ônibus que a levava para casa. Ele iria em seu Vectra cinza.

A sexta-feira chegou e a moça correu ansiosa para o ponto de ônibus costumeiro. Nele ela, toda bonitona, reconhecivelmente vestida para festa, apertava sua bolsa de couro junto ao peito e empinava a cabeça para frente e com os olhos virados para a esquerda, buscando o semblante no banco do motorista, toda vez que vinha um Vectra cinza. O que ela recuava logo que se certificava não ser o que ela aguardava. Ela teve que fazer isso diversas vezes. Chegou a pensar: "Nossa, nunca percebi que por aqui passa tanto Vectra cinza!".

Talvez realmente não passasse tanto carro desse modelo por aquele local, ela apenas estava atraindo. Talvez passasse, mas como não era a expectativa dela ela nunca havia reparado. Só reparamos o que esperamos. E por essa razão, pode ser que seja verdade que tudo que vivemos seja o que esperamos. Criamos na nossa mente expectativas e são essas expectativas que vivenciamos em nossas vidas.

Devemos criar expectativas, sempre, do que queremos para podermos desfrutar de uma existência mais satisfatória possível. Devemos evitar que interfiram no processo de criação das nossas expectativas. Não devemos permitir que terceiros as criem para nós. Porque estes nem sempre poderão criar o que nos satisfaz. Nem sempre serão boas realizações como a que o namorado que a mulher deste caso arranjou criou para ela. Tudo que presenciamos impregna na nossa mente. Sugere e vira expectativa. Não é boa coisa escutarmos conversas ruins que acontecem ao nosso redor, dar atenção para notícias de jornais, telejornais, radiojornais, revistas. Até mesmo o que escolhemos ler em livros pode contribuir para produzir sugestões para nós e com isso virar algo que queiramos, inconscientemente, vivenciar. É preciso aprender a colocar as informações e a origem de cada uma em seu devido lugar na mente. Ter o controle sobre isso.

A mente racional ou consciência é capaz de pensar, de raciocinar. E com isso ser programada por sugestão. Já o subconsciente apenas é capaz de criar emoções de acordo com o pensamento produzido pela razão, que é o que o move a fazer sua parte em cada um de nós. E por mais incrível que pareça, a parte do subconsciente é providenciar nossa realidade. Tudo que experimentamos é produto do nosso subconsciente. Uma vez autorizado a operar, ele assume o controle. A consciência da gente só pode impedi-lo de nos trazer coisas se tivermos condições de perceber o que ela ordena para o subconsciente realizar. Criar o futuro é ter essa faculdade de dar ordens conscientes para o subconsciente.