Sócrates e os cães

Dizem que Sócrates, já na época em que estava sendo acusado de ser um homem extravagante e pernicioso, que corrompera a estrutura social de Atenas, instigara a juventude à rebelião contra os pais e que não adorava os deuses, o que o levaria em breve ao julgamento que o condenaria à morte, passeava pela cidade em companhia de um discípulo quando um grupo de pessoas começou a xingá-lo de diversos nomes. Passou com o rosto sereno por elas, sem revidar.

Mais à frente o discípulo, revoltado com a insolência do grupo, perguntou-lhe:

- Mestre, por que não lhes deu uma resposta à altura?

Respondeu-lhe Sócrates:

- Filho, ao passear pela rua, se um cão por trás das grades de uma casa começar a latir para você furiosamente, você irá revidar com argumentos?

Não sei se a história é verídica. Foi me contada por alguém ou li em algum lugar. Mas se é ou não, não importa muito. O importante é a lição que nos traz para o nosso cotidiano, quando algumas vezes "cães" nos vilipendiam furiosamente acusando-nos de coisas que não somos.

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 05/11/2014
Reeditado em 11/12/2019
Código do texto: T5023989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.