Culpar as vítimas

Culpar as vítimas, como se elas fossem responsáveis pelo que sofrem, é coisa mais comum do que parece a primeira vista, principalmente quando não somos nós as vítimas.

Isto tem me preocupado bastante, pois que me parece que temos, cada vez mais, uma tendência a não nos colocarmos no lugar da vítima, e sim no lugar do culpado, por isso, talvez, tendamos a diminuir sua culpa e a agravar a culpa da vítima. Cada vez mais tendo a crer que estamos perdendo nossa humanidade, e assim, por alguma razão, que deve ser estudada e analisada por cada um, sempre que tendemos a diretamente, ou indiretamente, achar a vítima culpada, ou pelo menos a tentar dividir a culpabilidade com a vítima, pode ser simplesmente porque estejamos mais próximos mental e emocionalmente ao culpado do que com a vítima, e isto pode ser um sinal forte de que nossa humanidade esteja se esvaindo, e que nossa empatia para com os que sofrem esteja ficando insensível.

Não é porque a mulher esteja de saia, short ou qualquer outra roupa, que faz com que o estuprador, ou o agressor sexual, tenha alguma desculpa, qualquer que seja, ou que possua minimizada a sua culpa, ou que possa, ao contrário, fazer da mulher culpada por algo.

Não é porque alguém anda sozinho a noite, que o criminoso possa ter sua culpa reduzida, ou a vítima, qualquer parte na culpa.

Não é porque um casal homossexual troca um beijo que o agressor pode ter sua culpa reduzida, ou o casal qualquer parte, que seja, nesta culpa

Não é porque um negro, estando em um jogo de futebol, possa ser ofendido de forma racista e abrir uma ocorrência policial para registrar o fato, que o ofensor pode ter sua culpa reduzida, ou o negro qualquer parte na culpa.

Os fatos seriam muitos, mas o que me choca é que muitas pessoas tendem a minimizar a culpabilidade do culpado, transferindo parte desta culpa, e as vezes total culpa, à vítima, e isto pode estar escondendo alguma verdade triste ou mesmo desumana.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 19/11/2014
Reeditado em 19/11/2014
Código do texto: T5041077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.