" O poder e a autoridade..."

"A diferença entre você ter PODER e você ter AUTORIDADE é que um vem de um titulo/cargo, algo que pode ser dado sem méritos legitimamente pessoais, e o outro se refere à caráter - logo, comportamento... Um chefe ou líder pode muito bem ter um cargo, mas, a autoridade se refere muito à algo que se faz com respeito, bons princípios, entusiasmo, simpatia, amizade, e confiança... Autoridade tem que ser algo que dá exemplo, e que você deposita confiança e respeito, e não algo que se faz por medo e coação.

Notável é que o líder ou dono de uma empresa que convive mais com sua equipe, incentiva, ouve, e traz boas energias para dentro de seu ambiente, tem notáveis qualidades como pessoa acima daquele tipinho que apenas aparece para dar ordens, advertir, colocar coisas ruins na cabeça de seus funcionários... Conviver, principalmente com tanta diversidade, e ainda cultivar bons frutos com honestidade exige muito mais do que um título, exige sabedoria e MUITO respeito.

Você pode muito bem ter autoridade e poder andando em níveis diferentes onde a autoridade dizima as condições que exigem o uso do poder de seu cargo, tal como pode o poder dizimando qualquer condição de alguém topá-lo como uma autoridade (o que complica muito as coisas na política e nas questões de gestão de pessoas, como empresas e instituições)...A autoridade se relaciona mais com a cabeça das pessoas, com a consciência, enquanto o poder toca diretamente o coração e os impulsos menos agradáveis.

Vivemos uma época onde os anos 90 nos mostraram claramente como se dão as coisas quando relaciona-se usando poder e autoridade de maneiras desmedidas e incoerentes... A autoridade exige muito mais da pessoa, pois exige o caráter e isto refere-se às faculdades mais íntimas... Por sinal, é isto justamente o que questioná-se hoje em dia, pois estamos novamente numa guerra, mas no campo da ideação. "

AyA
Enviado por AyA em 19/11/2014
Código do texto: T5041164
Classificação de conteúdo: seguro