Ciclos de ódio

O mundo vive ciclos de ódio periodicamente, tal fenômeno ocorre principalmente devido a dois fatores: a incapacidade de perdoar e a incapacidade de buscar o perdão.

A incapacidade de perdoar ocorre por que no decorrer das gerações os pais semeiam o ódio no coração de seus filhos (o conflito Israel e Palestina é um exemplo), isto é triste, mas é a verdade. Além disso aqueles que deviam buscar o perdão sequer reconhecem que precisam ser perdoados, portanto, as pessoas buscam com tanto afinco odiar os grupos que julgam ser seus opositores que isso gera um ciclo interminável de dor e sofrimento. Todo conflito deveria ser abordado de maneira racional, visando sempre minimizar os danos e não agrava-los, infelizmente as centenas de conflitos e guerras que permeiam o mundo atual demonstram que a racionalidade é a primeira coisa que se perde quando o ódio incondicional se instala em nossas mentes.

Eu poderia concluir este texto concluindo que a humanidade está condenada a se autodestruir, mas, eu vou evitar esta tentação e aprofundar um pouco mais meu raciocínio. O ser humano falha em encontrar a paz junto a seu semelhante pelo mesmo motivo pelo qual falha em encontrar a paz interna; ele sequer conhece a si mesmo, e pouco se preocupa em conhecer os outros. Enquanto almejarmos com todas as nossas forças um fim violento para os nossos conflitos estamos fadados a repetir os mesmos ciclos de ódio replicados por nossos antepassados. Por quanto tempo esperaremos por uma era de paz e compreensão? Espero sinceramente um futuro prospero para todos nós, mas sinto que continuamos caminhando para um abismo sem fim. Eu tenho buscado conhecimento e compreensão sobre o mundo que me cerca na esperança de ao menos retardar a queda.