RELACIONANDO-SE COM O BOM PASTOR: JESUS CRISTO

RELACIONANDO-SE COM O BOM PASTOR: JESUS CRISTO

João 10.1-16

Introdução: Muito se tem falado sobre a importância de termos um relacionamento com Deus. De buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração, de empenharmos em orações e jejuns, em meditações e estudos bíblicos. No texto bíblico de hoje, aprendemos que Jesus é o Bom Pastor, e fica evidente no texto que ELE busca relacionar-se conosco. Devido o Seu grande amor e sua infinita misericórdia podemos ter um relacionamento real e vivo com ELE. O apóstolo João reafirma essa verdade ao declarar: “Nós amamos porque ELE nos amou primeiro”. (I João 4.19).

De forma geral, existem três tipos de relacionamento com Deus:

• Multidão – Deseja TER as bênçãos, os milagres, as experiências sobrenaturais.

• Seguidores – Deseja FAZER as coisas certas, obra. (Relacionamento Religioso);

• Discípulos – Deseja SER como Jesus. Reproduz as atitudes de Jesus

Mas, o desejo do Senhor é que tenhamos um relacionamento vivo e intimo com Ele, e para isto é necessário entender duas verdades:

PRIMEIRA VERDADE: UM RELACIONAMENTO CHEIO DE VIDA COM JESUS.

(João 10.10 e Salmo 23.1-2).

A Vida Pastoril na Palestina: Os rebanhos, que eram compostos em sua maioria de cabras e ovelhas, dependiam demasiadamente de água abundante. Porém com a escassez em diversos locais da palestina, vários pastores formavam uma espécie de sociedade, construindo um redil comum. Dar nome as ovelhas era uma prática antiga. Se em um redil estivessem as ovelhas de três pastores diferentes e a um deles pertencesse cinquenta ovelhas, somente as cinquenta atenderiam a sua voz.

No texto de João 10, Jesus deixa claro que deseja um relacionamento cheio de vida ao dizer que ELE como Bom Pastor:

• ELE chama as ovelhas;

• As ovelhas ouvem a Sua voz (esta perto ao ponto de ser ouvido)

• Vai adiante delas;

• As ovelhas o seguem;

Devido a Sua misericórdia e amor o Bom Pastor Jesus deseja um relacionamento vivo conosco, portanto aproveite o privilégio e converse com ELE o TEMPO TODO. Abra o seu coração, abandone as MÁSCARAS da falsa perfeição e receba gradativamente a vida abundante. Este processo ocorre mais rapidamente quando temos um tempo a sós com Deus PRAZEROSO e significativo.

SEGUNDA VERDADE: UM RELACIONAMENTO CHEIO DE AMOR COM JESUS

(Isaías 40.11 e Salmo 23.4).

A Porta do Aprisco: Durante o dia, os pastores separavam os rebanhos, conduzindo-os aos diversos pastos. À tarde todos os animais eram reunidos no redil. O pastor que ficava à entrada do curral era chamado de "porta". Lobos e ladrões ameaçavam as ovelhas. Esta é a razão pelo qual o pastor utilizava o seu cajado. Era neste momento em que se diferenciava o verdadeiro pastor, dono de suas ovelhas e o mercenário. Ele se declara a porta do redil. Como Bom Pastor fica velando toda a noite, protegendo e cuidando das suas ovelhas.

No texto de João 10 fica evidente que Jesus deseja um relacionamento cheio de amor ao declarar:

• ELE dá a Sua vida pelas ovelhas (v. 11);

• ELE se importa com as ovelhas (v. 13);

• ELE cuida de Seu rebanho (Isaías 40.11);

• ELE não desiste da ovelha perdida (Lucas 15. 4-7);

Jesus como Bom Pastor ama as Suas ovelhas. E demonstra este amor de forma prática, pois morreu na cruz em nosso lugar. Mesmo sendo amados passaremos por sofrimentos, mas o Seu amor nos ACOLHE. Quando pecamos o Senhor não desiste de nós, pelo contrário, ELE nos PERDOA. ELE não permite que os lobos espirituais destruam o Seu rebanho, pois AMA e cuida de cada uma de suas ovelhas.

CONCLUSÃO: Por sua infinita misericórdia e amor o Senhor Jesus deseja relacionar-se conosco. E ELE faz com que este relacionamento seja cheio de vida e amor. Por este motivo devemos pegar a nossa vida diária e comum e por diante DELE. Pois, o Senhor deseja participar de nossa vida. Invista em seu relacionamento com Deus!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 17/01/2015
Código do texto: T5104854
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.