Romeu

Os animais são enternecedores. Têm uma forma de nos amar especial que nos toca muito profundamente.

Romeu se cola em mim pela casa toda. Sabe quando é para ir na rua e adora dormir com o focinho na minha cara. A interação entre os dois se faz com gestos de carinho. Sei que o amo e a sua companhia é fabulosa.

A minha vinda temporária até Portugal, que se estendeu em virtude da doença de minha mãe, assumiu um vazio, face à minha casa no Brasil, da minha vida pacata, na realidade.

No horizonte surgiu Romeu, um Labrador Retriever preto.

Fui buscá-lo na Estação de São Bento, no Porto. O dono ia trazê-lo no comboio das nove pois morava em Mira, em Aveiro. Houve ali um período de ansiedade. Cheguei mais cedo, esperei um pouco.

Valeu a pena, podem apostar. Quando o vi no colo todo preto, com um focinho mais lindo e aqueles olhitos. Não há palavras que descrevam o momento. Só queria pegar nele.

Trouxe-o de táxi para casa nas minhas pernas. Arranjei uma sombra de quatro patas. Romeu se preocupa com minha mãe também. Não é só gostar, ele a protege.

Doido, energia inesgotável e roedor assumido, já me comeu mais de metade dos móveis. Minha mãe, por seu lado, gosta dele, mas ao mesmo tempo tem ciúmes. Os dois é vê-los à mesa, ela comendo e ele sentado esperando o que cai. Minha mãe – quando não quer comer – pergunta se pode dar.

Romeu marca muitas coisas neste caminho da minha vida atual. Nesses degraus do quer que seja, assume um papel importante numa situação difícil.

O Romeu prima pela obediência. Se pendura em mim esperando beijos e abraços. Claro, o Romeu se abraça é um cãozarrão.

Eu amo o cão, não me perguntem porquê. Especial pela sua forma de estar, tal como todos os cães e gatos que tive. Até o canário, Tomás, teve a sua energia própria.

Cuido de Romeu e minha mãe. Ele é uma alegria em dias tristes. Dias desavindos, sem nexo. Perdidos no mais sombrio de mim. Minha mãe se perde e o cão me faz reencontrar.

Agora me perguntem porquê?

Nem sei responder…

Porque não tem resposta.

Decididamente, os animais são importantes na forma como vivemos, porque nos fazem mais felizes.

Kadú
Enviado por Kadú em 17/01/2015
Reeditado em 17/01/2015
Código do texto: T5105033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.