Evolução

Evolução nunca foi sinônimo de melhoria, e sim de adaptação, de seleção; mais especificamente, variação (por erro de cópia), especialização, e seleção do melhor adaptado (em especial melhor adaptado para deixar mais descendentes), isso é muito diferente de argumentar que ser mais evoluído seja ser melhor ou mais inteligente, não somos nós, os homo sapiens melhores pelo ponto de vista da evolução do que nenhuma outra espécie, por que sejamos mais inteligentes, isto foi devido apenas a mais uma faceta da evolução, de um nicho ecológico que nossa espécie em sua evolução aproveitou naturalmente, sem plano, desígnio, destino ou direção, que por acumulação de erros de cópias, foi se especializando e naturalmente sendo selecionada pela capacidade única de ter deixado mais descendentes. Depois do surgimento da primeira “célula” replicante, quando um ser biológico surgiu da química, todo o resto é evolução em prática, toda a variedade de vida, das bactérias aos mamíferos, é pura variação sobre o mesmo tema, erro de cópia, simbiose, especialização, seleção (natural, sexual ou artificial) pela melhor adaptação para deixar descendentes, a menos da seleção artificial, que é plena seleção humana. Aos poucos a engenharia genética passa a participar também do processo de evolução, artificial, pois que não espera erro de cópia, introduz ela mesmo as variações que deseja para a especialização que espera, e aos poucos vamos também sendo capazes de criar genética em laboratório, ainda como lego, dando novas montagens as peças genéticas que já existem, mas chegará o tempo em que criaremos nós mesmos nossas peças genéticas, a menos que nos destruamos, ou destruamos nossa terra antes, e não seremos por isso nada melhores que meros animais. Mais do que criar vida, chegará o dia em que criaremos novos universos, pelo menos a física teórica assim nos permite.

Evolução, me é impossível não amá-la, não aceita-la, não me curvar a sua força natural, a sua capacidade prolixa de criar e criar, ou a sua beleza como algo natural, material e imanente.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 06/02/2015
Código do texto: T5128279
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.