O que importa é o agora!

Percebo em minhas conversas, que um dos principais motivos de tristeza e angústia das pessoas é justamente, a frustração, o não aceitar algo que aconteceu em sua vida que esteve em desacordo com sua expectativa.

Ora! Seria possível ter todos os nossos desejos realizados e tudo a nossa volta caminhando conforme nossos ideais?

Não me lembro de nenhuma situação onde pude verificar tal proeza, penso ser essa uma realidade e que os obstáculos e dificuldades podem ser enriquecedores para nossa existência.

Penso também que a vida é o AGORA e o que podemos fazer dela AGORA. O que passou ficou para traz, porém não precisamos descartar essa passagem, ela tem imensa serventia para nos orientar a partir de tais experiências, mas não pode nos servir de guia para nosso momento atual e nem para o desenho de nosso futuro.

Nossas emoções são reais e devem sim ser vivenciadas, contempladas, compreendidas e transformadas a partir de uma auto reflexão e este movimento se dá, de acordo com uma das teorias junguianas, a partir do voltar-se a SI MESMO, um olhar mais atencioso para nossa alma, nossos valores, nossas preferências enfim para nossa essência.

Este caminho na maioria das vezes é muito difícil de ser trilhado, mas cada um irá encontrar a sua forma de percorrê-lo sozinho ou com a ajuda de um profissional. Gosto muito do trecho de um livro escrito por uma analista junguiana e contadora de histórias chamada Clarissa Pinkola Estés que versa os seguintes dizeres: “Como se pode invocar a alma? Há muitas formas: pela meditação, pelos ritmos da corrida, do toque do tambor, do canto, do ato de escrever, da pintura, da composição musical, de visões de grande beleza, da oração, da contemplação, dos ritos e rituais, de ficar parada e até mesmo de ideias e disposições de ânimo arrebatadoras”.

Ou seja, de acordo com este pensamento sempre há um lugar e uma forma de encontrarmos a nós mesmos e a partir daí compreendermos o porquê das decepções e melhor ainda, encontrarmos o caminho que nos leva para frente, do AGORA para um futuro bem mais leve e feliz.

Bibliografia consultada:

Estés, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

Cintia Pereira Jeronimo
Enviado por Cintia Pereira Jeronimo em 14/03/2015
Código do texto: T5170093
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.