Viagem ao nordeste - dia 1

No primeiro dia, após uma noite sem dormir no aeroporto, muito frio e alguns cochilos numa mesa de uma café, eu só pensava em chegar no meu destino. Porém, o meu destino não era apenas um espaço qualquer, era um lugar e esse lugar era uma pessoa. Essa pessoa era a minha avó. Tive uma ótima carona de Salvador até uma cidade de Sergipe, onde peguei um ônibus e fui parte ouvindo música, parte conversando com uma senhora muito simpática.

Quando desci do ônibus aquela pequena cidade que eu tanto bati perna com meus primos quando eu era pequena ainda continuava a mesma. Surgiram algumas construções novas e com uma arquitetura um tanto diferente das casas populares do nordeste, mas tudo estava no mesmo lugar. A feira com as barracas vazias: um esqueleto numa praça que costuma ser muito movimentada e com cheiros tão variados, as ruas em paralelepípedo. As árvores como eu lembrava delas, algumas também sumiram. Tudo como se eu ainda estivesse criança. Eu estava. Uma criança longe de um lar e chegando em outro.

Subi a ladeira com uma cargueira pesada nas costas, uma noite sem dormir e muito peso nas costas não combinam. Chegar na casa dela, ver a porta fechada, mas saber que eu podia entrar sem bater, foi uma emoção grande de mais. Meu coração batia muito forte e eu mal acreditava que estava subindo as escadas daquela casa que há muito só via por fotos e relembranças.

Não bati na porta. Girei a maçaneta, com um solavanco de uma porta antiga meio emperrada no mesmo lugar, ela se abriu. Entrei e ela estava lá, sentadinha em sua poltrona, o andador perto. Levantou-se com dificuldade, mas assustada com a porta abrindo se aviso, olhou a sombra monstruosa de alguém carregado e pesado entrando em sua sala, franziu o cenho e disse Quem é??? Olhou melhor e perguntou É Sabrina???

Eu larguei a mochila e me apressei a ela. Abracei-a, e chorei. Cheguei. Pensei. Seis anos, muito estudo, muita labuta, poucas férias, mas cheguei e estou abraçando o maior motivo por ter chegado.

Te amo, vózinha.

Feliz aniversário dia 27.

Sabrina Vieira
Enviado por Sabrina Vieira em 15/04/2015
Reeditado em 15/04/2015
Código do texto: T5208467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.