Uma verdade factual não pode ser repetida

Uma verdade factual, em si, não pode ser repetida, ela é única e reflete sempre um fato único ocorrido em um instante pontual do contínuo espaço tempo. As verdades podem ser de múltiplos tipos, ela pode ser factual, pode ser histórica, pode ser lógica, pode por exemplo ser uma verdade matemática, e esta posso repeti-la muitas vezes, mas uma verdade factual não. Não posso assim repetir aquela verdade em si, posso repetir o que entendo daquela verdade, posso buscar repetir o resultado, a confirmação daquela verdade factual, ou mesmo buscar refutar aquela verdade factual, mas mesmo assim ela estará repleta de meus conceitos, preconceitos e de pessoal perspectiva, isto é, podemos comentar sobre ela, mas já estamos assim a adulterá-la com nosso subjetivismo, e mais ainda, todo fato não é independente de uma série de relacionamentos físicos, naturais, ou mesmo mentais, e garantir que todos estes estejam iguais, em pleno estado caótico da realidade, é impossível. Repito o que entendi sobre aquela verdade factual, repito o que aprendi como verdadeiro, repito minha percepção do que compõe uma verdade e do como ela ocorreu, mas jamais repetirei a ocorrência da verdade factual em si, e tudo o que repito já estará contaminado com algo de mim, até mesmo pela imprecisão e impossibilidade de tudo perceber.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 20/04/2015
Código do texto: T5214304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.