A RESSACA DA COPA DO MUNDO

A RESSACA DA COPA DO MUNDO

Um ano depois da Copa do Mundo no Brasil o país mergulha numa crise econômica. Coincidência? O governo brasileiro colocou os recursos necessários para a construção dos estádios da Copa e realizou as obras de infraestrutura relacionadas ao evento pagando obras mais caras do que o previsto inicialmente. A falta de recursos do governo federal tem sua raiz não no Bolsa Família (que está aí desde o início do governo do PT) nem nas isenções fiscais (prática de estímulo ao consumo, à produção nacional e ao mercado interno desde a crise de 2008-2009), mas no megaevento esportivo que só favoreceu as empreiteiras agora envolvidas no caso de corrupção da Petrobrás. Mas por que partidos da oposição como PSDB e DEM, que apoiam os atos que pedem o impeachment de Dilma e intervenção militar, não se pronunciam sobre isso? E por que não alertam sobre a possível e provável repetição desse fato com as Olimpíadas de 2016? Esse pacto de silêncio em torno da corrupção e dos gastos públicos elevados com esses megaeventos revela que no essencial a classe dominante brasileira está unificada por um só objetivo: seus próprios lucros! Fazem uma oposição fajuta ao governo do PT-PMDB reclamando do número de ministérios e do caso de corrupção da empresa pública que querem privatizar - a Petrobrás -, mas não atacam aquilo que retira recursos que poderiam ser investidos nos serviços públicos, porque também lucram com a Copa e as Olimpíadas, suas prefeituras e os governos estaduais que comandam também se favorecem do esquema e todos eles, o bloco governista e a oposição de direita, atuaram de forma unificada na repressão aos movimentos de rua em 2013 e 2014. A nossa crise nada mais é do que a ressaca da farra da Copa e o remédio apresentado para curar a ressaca é o ajuste fiscal que ataca os direitos trabalhistas e prejudica os trabalhadores mais pobres com as novas regras para o seguro desemprego. Com essa proposta do governo de centro-esquerda comandado pelo PT (cada vez mais de centro do que de centro-esquerda) a direita se sente muito à vontade para aprovar no Congresso Nacional uma lei sobre as terceirizações que precariza ainda mais as relações de trabalho, permitindo a terceirização de todas as atividades de uma empresa e não apenas os serviços de limpeza e de segurança, gerando dificuldades para futuras greves de trabalhadores e reduzindo salários e direitos (os trabalhadores terceirizados tem, geralmente, menos direitos e salários menores). A festa do País do Futebol é a mãe dos novos ataques do governo federal aos trabalhadores e das mobilizações de massa da direita (lembrando o período pré-golpe de 64). Parece que nós perdemos a partida de goleada, mas, infelizmente, não foi só dentro do campo.