Cultura Inutil

As vezes um pensamento vem com tanta fúria em minha mente, que me impossibilita de fazer qualquer coisa com total concentração. Me torno prisioneiro dessa tal ideia, que me acompanha em qualquer atividade que eu venha a fazer. Me revolto concordando com o pensamento que me vem. Minha mente se desorganisa ao ponto de gerar a necessidade de expelir meus pensamentos.

Este texto é um exemplo desse tipo de pensamento, que não me deixou dormir enquanto eu não o expressasse:

As perguntas são o que movem o homem.

Eu acredito nisso. Acredito que são o motivo, obviamente, de o homem querer encontrar suas respostas. Mas, justamente essas respostas, são que, de certa forma, acomodam o homem, impedindo ele próprio de se fazer novas perguntas.

Talvez isso aconteça, porque nós só começamos a nos fazer novas perguntas quando nos cansamos das "velhas resospostas". Essas "velhas respostas", já foram muito grandiosas e relevantes, pois foram capazes de fazer com que o homem que as procurou parasse de se fazer novas perguntas.

A ânsia por respostas sessa quando somos respondidos. Só que essas respostas geram um período muito longo de saciedade para os questionadores que as encontram.

O que acontece é que há poucas cabeças pensantes no mundo, pra muita gente que se contenta com as respostas das perguntas que nem se quer foram feitas por elas.

E isso dificulta a formulação de novas perguntas.

Isso é uma tragedia.

Cada vez mais pessoas, satisfeitas com o pouco conhecimento que existe, entram na "roda", e começam a girar, sem se quer questionarem o motivo pelo qual estão lá.

E o pior!!! Como são maioria, fazem com que a minoria pensativa, se pareça errada.

E, infelizmente, muitos pensadores, revolucionários em potencial, se anulam por se sentirem deslocados num mundo onde a maioria faz sem saber.

O problema é que a grande maioria das respostas que temos, apesar de muitos acharem que não, são respostas para perguntas pequenas e mesquinhas. E acabam gerando mais perguntas pequenas, que geram outras... Enfim, isso acaba gerando mais respostas que satisfazem aqueles que as fazem. Só que o tempo e o gás que esse questionador de perguntas pequenas perde, poderia ser usado para formular novas perguntas realmente grandes.

Isso é para você, maluco.

Ser maluco, significa que você é sensível o suficiente para perceber que a maioria não sabe o que faz, e não se preocupa em procurar saber.

Você pode também não saber... Mas, pelo menos, sabe que não sabe.

Você não esta sozinho.