Complexo de Vilão

1. Vilão

Pessoa de intenção maldosa.

Eterno inimigo dos mocinhos e super-heróis.

Antagonismo: Super-Herói.

O que é um vilão? Nos tempos feudais, aonde o senhor do feudo assumia total controle sobre seus 'subordinados', o vilão era um morador da vila, porém em posição acima dos mais 'escravizados', os vilões pelo fato de serem mais próximos dos senhores eram mais privilegiados. Isso já o suficiente para entender o sentido que essa palavra tem hoje em dia, como alguém ligado à atos ilícitos e contra a moral.

Hoje os filmes, desenhos, quadrinhos e outras formas de ficção se emprenham bastante em glamourizar a figura do vilão, muitas vezes mais carismático que o protagonista. Todos nós lemos e assistimos obras aonde sempre um vilão fica evidente, porém a figura do mesmo nunca pode ser 'inferiorizada', embora um vilão sempre tenha um final triste ou na melhor das hipóteses uma "troca de camisa".

A questão é que sempre quando consumimos uma obra de ficção, agente se identifica com algum personagem específico. E em algumas pessoas (poucas pessoas, diga-se de passagem) a identificação com o anti-herói é bem latente. Alguns se identificam com o anti-herói praticamente em qualquer ficção. Nessa identificação a pessoa acaba se sentindo na necessidade de ser um vilão na vida real. Todo conceito do que é bom, justo, elevado passa a ser desprezível. O vilão precisa ser ruim, o vilão precisa ser mal. O vilão precisa ser admirado pela sua vilandade. O vilão sente que se não for um vilão, será inferior, e é ai que entra a questão da:

Inferioridade. O vilão se sente tão inferior que não pode perder o estigma de que ele é um vilão, que faz vilandade, que está "acima". Caso contrário ele seria apenas mais um, e o seu complexo de inferioridade é tão grande que ele não quer ser igualado aos seus comuns, ele precisa estar "acima" de alguma maneira, e a única forma que ele encontrou foi ao de praticar pequenos atos de vilandade.

Preste atenção nas pessoas, seja da sua sala, do seu ambiente de trabalho, da sua igreja, não importa. É fácil perceber o "vilão", que pode ser desde a fofoqueira(o) até o traste passivo-agressivo que insiste em jogar pedra no caminho dos outros; todos eles sentem um profundo sentimento de inferioridade, e a única maneira que encontraram de lidar com isso é bancando o "vilão".

Danilo Augusto Correia
Enviado por Danilo Augusto Correia em 01/06/2015
Código do texto: T5262697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.