Passou da Hora de Mudar

Historicamente existem duas maneiras de se obter mudanças no sistema sócio-político-econômico vigente: A primeira (que eu apóio) é admitir que o sistema vigente está em falência e precisa ser mudado, analisar o que nele existe de bom e de ruim, analisar o que existe de bom e ruim em outros modelos, extruturar e planejar as mudanças necessárias e ir aplicando essas mudanças de maneira gradual, porém rápida. Isso é mais ou menos o que os países nórdicos fizeram, e continuam fazendo.

A outra, que acontece sempre que as classes dominantes se recusam a admitir a necessidade de mudança e defendem de maneira cada vez mais feroz o status quo, é uma revolução popular, normalmente violenta, onde acontecem muitas mortes de ambos os lados, mas que no final se estabiliza e obtém o resultado desejado.

Nós já estamos nessa etapa de necessidade de mudança há um bom tempo, portanto é de se esperar que, se os poderes políticos e, principalmente, econômicos não partirem para uma mudança radical e continuarem a defender o modelo atual, os levantes populares, que já acontecem, mas ainda são pequenos e esparsos, se tornem cada vez mais violentos, organizados e constantes!