Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: A "LAN HOUSE" GRATUITA DA ESCOLA (Será que não se pode mais fazer aulas debaixo de uma árvore?)

           A escola que não ensina merece a indisciplina. Então, não é mais possível ser professor!? Pelas decisões tomadas na escola em desfavor do professor, um deles vale menos que um aluno! E assim, o professor vive pisando em ovos, para os clientes não puxarem o seu tapete, então se finge de ensinar, dizendo só o que eles querem ouvir, porque ensinar atualmente é muito arriscado. Lidamos com o "de menor" e não faltam os desregrados protetores, e, pergunto de passagem, há ensino aprendizagem quando ocorre de se proteger do professor? E o pai vai à escola bater no professor, reivindicar o direito do aluno fazer o que bem quiser na escola. E tem mais, quer-se aprender o quê de quem vive em greve?
           O outro entrave que vejo é a estrutura física do estabelecimento. Então os levei ao laboratório de informática para uma aula diferenciada, utilizando as novas tecnologias, eu já esperava, conhecendo eles muito bem, mas tentei novamente. Quando tomaram posse dos computadores, todos abriram seu Facebook e ignoraram o que eu tinha planejado para eles, alegando que o áudio estava incompreensível, na verdade estava sim, tinha muito ruído. Comecei a gritar desesperadamente, e por um instante, alguns fingiam prestar atenção em mim, ainda que qualquer descuido meu, voltavam à página do lazer. Outros insistiam em tapar os ouvidos com o "foninho". Frustrado duas vezes, depois porque eles nem olhavam para o vídeo que eu estava exibindo e nem para as minhas orientações. O resultado foi óbvio, ninguém conseguiu terminar uma simples atividade, em uma aula, que era só produzir um pequeno texto abordando a comparação conceitual entre moral, amoral, ética e imoral.
            Quero ressaltar que o laboratório de informática deve ter não só condições físicas de uso, mas bloqueios disciplinares no equipamento tecnológico, e com muitos limites é melhor a sala de aula comum, senão eles usam isso como desculpa para não se aplicar ao ideal. E que aprendizagem é essa que tem-se de limitar a internet afim de que se consiga canalizar os conteúdos necessários! Então, ao contrário,  vira só a "Lan house" gratuita da escola. Quando coincide com o lance, vira o "cyber café". E Jean Piaget falou: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. A segunda metade da educação é formar mentes que estejam em condição de criticar, verificar, não aceitar tudo que a elas se propõe". Pois é! Se tem que ser assim, então o que estou querendo deles, tentando domesticá-los à decência e ordem no laboratório de informática? Mesmo que eu peça que sejam criativos, tem que partir deles a vontade! Assim fico sozinho assistindo ao vídeo proposto para a aula: Jô Soares entrevistando o Prof. Dr. Mário Sergio Cortella. Enquanto eles, com o fone auricular, estão olhando para seu bate-papo patrocinado forçosamente por minha aula.
            Mas, o laboratório, com aquela exposição de computadores, todos conectados na internet, fica sendo apenas mais uma bolsa lazer do Governo para os alunos. Em muitas outras ocasiões, já usei passar pequenos filmes na sala de aula com fins pedagógicos e funcionou bem, exceto para aqueles que não largam o aparelho celular para nada, e diga se de passagem, conectados no wi-fi da escola. Alguém está custeando a dispersão.
           Na minha opinião, tudo que se precisa em uma escola atualizada e completa, do tipo daquelas de antigamente, é o essencial: desejo de ensina nos professores e desejo de aprender do aluno! Ou antigamente não se formavam homens ideais? E Portanto, para alcançarmos os objetivos piagetianos, também se precisa de um bom equipamento móvel de projeção para um uso eficiente em sala de aula e professores bem capacitados e, sobre tudo, alunos bem objetivados. Quem quiser que pague o seu lazer, não o dinheiro público. Será que não se pode mais fazer boas aulas debaixo de uma árvore?
Kllawdessy Ferreira
Enviado por Kllawdessy Ferreira em 18/06/2015
Reeditado em 27/06/2017
Código do texto: T5281020
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Kllawdessy Ferreira
Goiânia - Goiás - Brasil, 58 anos
679 textos (85486 leituras)
2 áudios (305 audições)
1 e-livros (81 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/08/17 18:59)
Kllawdessy Ferreira