PENSAMENTOS DE JUNG SOBRE DEUS.

 

 

 

 

- Se falarmos de Deus como um arquétipo, nada diremos sobre a verdadeira natureza divina, mas estaremos deixando saber que Deus já tem um lugar na parte de nossa psique que existia antes da consciência, por isso Deus não pode ser considerado invenção da Consciência. Não deixamos Deus mais distante e nem o eliminamos, mas o trazemos mais perto da possibilidade de ser experienciado.

 

- Deus é um fato obviamente psíquico (da psique) e não físico, um fato que pode ser estabelecido psiquicamente, mas não fisicamente.

 

- Encontramos inúmeras imagens de Deus, mas não podemos produzir o original. Não há dúvida em minha mente de que há um original por trás de nossas imagens, mas é inacessível.

 

- Nem pedras, nem plantas, nem argumentos e nem teólogos provam a existência de Deus. Apenas a consciência humana revela Deus como fato, porque é fato que haja uma idéia de um ser divino na psique humana.

 

- Jung definiu o espírito como uma “substância” ou forma de existência imaterial, que no nível mais alto e mais universal é chamado de “Deus”.

 

Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 15/06/2007
Reeditado em 19/02/2009
Código do texto: T528322