COMPORTAMENTO LAMENTÁVEL

Bom observar o quanto somos solidários na dor, na tragédia, que envolve o nosso próximo. No entanto, é triste constatar o quanto muitos de nós mostramos frieza, diante do sucesso, e conquistas, dos nossos semelhantes. E, me pergunto: O por quê dessa postura?

Infelizmente, boa parte do povo brasileiro está tão acostumado com as maracutais, os escândalos envolvendo nossos governantes, e alguns empresários, e a assistirem ou até praticarem pequenos subornos (que não deixa de ser suborno) ou atos ilícitos cometidos pelo cidadão comum, como tentar comprar o guarda de trânsito, ou não devolver um troco errado, recebido no caixa do supermercado, ou estacionar em vaga destinada a idoso, deficiente físico,  etc.
Talvez, isso explique, o porque boa parte da população, deixou de achar possível, que alguém tenha sucesso simplesmente por aliar talento, determinação, coragem, ausência de comodismo, ao tentar realizar seus sonhos.

Alguns acham natural sentenciar sem nenhum conhecimento anterior, que se alguém atinguiu o sucesso pessoal, é porque: ou faz parte do que eles chamam de burguesia ou foi apadrinhado. 
Observo esse infeliz comportamento, e me parece próprio de mentes acanhadas, que se encarceraram em exemplos menores, sem esticar os olhos, a exemplos outros, que pululam no mundo inteiro.
Está mais do que na hora de deixarmos rótulos preconceituosos de lado, em cada época, novos surgem, (o mais recente "coxinhas") ao invés de extinguirmos os que já existem. 
Nao podemos perder de vista que todo preconceito é filho dileto do orgulho, e este, continua gerando disvirtuados filhos.



(Imagem: arquivo de família)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 05/07/2015
Reeditado em 05/07/2015
Código do texto: T5300396
Classificação de conteúdo: seguro