A roda subterrânea de Montesquieu

Legislativo – Embebidos em agradáveis essências vomitam projetos de leis que são instrumentos de barganha com outros partidos. Vultuosas negociatas com grupos economicamente poderosos. Profanadores de Hermes na tribuna. Quem despende o vil metal o quer de volta crescido.

Executivo – Tem o tridente na mão. Contratos fraudulentos em todas as esferas. Licitações viciadas. Indicações estratégicas. Descendente espiral. Quem despende o vil metal o quer de volta crescido.

Judiciário – O pior de todos. A Malacauda. Engana pelas togas e perucas prateadas. Na surdina leiloa o direito. Bela, séria e altiva mulher com venda transparente que apunhala pelas costas com palavras corteses. Quem despende o vil metal o quer de volta crescido.

Povo – Força motriz da ciranda. Massa bovina entorpecida que gira o perverso moinho. Em cada um dos três patamares que passa, com um beijo arrancam-lhe um toucinho.

Soberano Oculto – Instituições financeiras – Assegura a sobrevivência de todos. Trata as chagas do rebanho para assegurar que o moinho continue girando. Mas quando o boi perde a força, devora toda a sua carne.