A Interpretação Bíblica e a Modernidade Evangélica

Todos que me conhecem sabem que estou me formando na área jurídica, mas poucos sabem que o interesse em me tornar conhecedor dessa área, foi motivado pela herança cristã em percorrer os caminhos traçados por Deus contido nas escrituras Bíblicas, onde a área do Direito se tornou fundamental para sistematizar tal entendimento.

No ramo do Direito, aprendemos que para se interpretar determinadas normas para que ela seja aplicada ao caso concreto distinto, deve o Juiz tomar a decisão de decidir de duas formas: subjetiva e objetiva.

A forma subjetiva, é a prática de tentar entender o que o legislador no momento que editou a Lei, quis dizer com a mesma. Veja que a subjetividade a que me referi, é algo pessoal, algo que apenas o criador da norma pensava no exato momento de elaborar o trecho da Lei. Isso quer dizer, que apenas ele sabia, mais ninguém.

Nesse caso uma Lei criada em 1940 que seria o nosso atual Código Penal, naquele tempo, trazia consigo conceitos da época e que serviria para a época e não (em regra) para a atualidade e que jamais alguém poderia nos tempos atuais saber o que realmente ele queria dizer com aquelas palavras, sem que fossem lidas no sentido literal da palavra.

A interpretação objetiva por sua vez, é a interpretação seca da Lei, aquela em que se entende aquilo que se lê, sem haver qualquer preocupação com o sentido que ela teria na cabeça de quem a criou.

Essa interpretação objetiva, é a interpretação usada nos tempos atuais para aplicar a Lei ao caso concreto e distinto, levando muito das vezes a justiça, justiça moderada e a injustiça, aquela que ficamos confusos e muitas das vezes perplexos com o resultado, gerando até então, divergências na sociedade que subsequente criam cenas espalhadas pelas redes sociais de justiça feitas com as próprias mãos negligenciando a justiça contida na própria Lei Federal.

Perceba que precisaríamos de uma reforma "política" legislativa. Mas o que isso tem haver com a interpretação Bíblica e o modernismo nas igrejas evangélicas?

Tem tudo a ver. Assim como existem interpretações subjetiva e objetiva no ramo do Direito, existem também a interpretação idêntica no meio evangélico ao lermos a palavra de Deus.

Veja que na Lei dos homens, na Lei do Direito, a subjetividade esta estampado naquilo que continha no íntimo do criador da Lei e ninguém poderia prever o que ele sentia nesse momento e muito menos o que ele realmente queria dizer com aquilo que escreveu.

A palavra de Deus foi inspirada na subjetividade de Deus, algo de seu íntimo, de sua vontade, aquilo contido apenas em seu querer e desejar como meio de diretrizes para que os homens o seguisse. Uma direção singular.

Como saber o que Deus quis dizer com suas escritas guardadas na Bíblia para que possamos entender de uma forma correta sem que seja de uma forma literal contido nas próprias escritas, se acabou de me dizer que vive em seu íntimo e que é praticamente impossível para o que vive no íntimo de Deus? Oração, jejum e entendimento vinda do próprio íntimo de Deus, o Espírito Santo.

Perceba que apenas o Espírito Santo nos revelará isso no momento oportuno e de uma forma que compreendamos, mas para que possamos passar isso adiante, vai depender também de se aprimorar nas palavras que absorvemos em nossas vidas como ser humano.

Muitos seguem a Deus sem estudar, sem se aperfeiçoar, sem se interessar em adquirir conhecimentos aqui na terra em que vivemos, vivendo apenas de leituras Bíblicas sem uma base sólida de cultura, conhecimento e um bom português e o primordial, uma vida digna com bons frutos para que o próximo possa se espelhar e consequentemente se evidenciar.

Lendo tudo isso, terá uma visão clara de que o modernismo dentro das igrejas evangélicas é em decorrência disso, ler e interpretar a palavra de Deus de uma forma objetiva, sem se preocupar com o que ela realmente quis dizer, o que realmente o íntimo de Deus queria nos dizer no momento de sua elaboração na inspiração do que repassava ao papel que hoje lemos após inúmeras traduções linguísticas idênticas em sua interpretação.

Simplesmente determinadas pessoas, desprovidas de um bom português, de estudos científicos e posteriormente por desinteresse em agir de forma correta como orar, jejuar e pedir entendimento verdadeiro e único na interpretação da palavra de Deus contida nas escritas ao Espírito Santo, resolveu interpretar de forma literal trazendo-a para a modernidade e aplicando a todos os casos de forma isolada onde sua maior falha, é fazer com que a palavra de Deus que nunca de moderniza e jamais se modifica, se molde a cada indivíduo de forma distinta.

Se você é um adepto do rock, sem problema, nossa igreja cantará rock pra ti, mas venha.

Gosto de samba. Sem problema, nossa igreja tocara samba pra ti, o importante é você vir.

Não. Não. Não. Eu gosto é de funk! Olha, esta no local certo, nossa igreja tem cantores de funk Gospel, inclusive dançamos de forma mais organizada e menos sensual.

Eu sou de rap. Adoro rap. Ótimo, minha igreja é a favor do rap. Todos gostam, inclusive meu pastor costuma encenar coreografias de funk no culto. Mas eu não quero ser crente não. Lá todas as mulheres usam saias compridas, cabelos longos que quase tropeçam quando caminham e não se depilam. Não podem ver TV, não pode beber, se minha mulher engravida não pode abortar e também não admitem união homoafetivas. Você esta equivocado, na minha igreja tudo isso é permitido, inclusive admite casamento de gays. O importante é amarmos a todos como são e Deus tem o coração de mãe, cabe todo mundo!

Veja a hipocrisia das igrejas evangélicas que leem as escritas sem inspiração alguma. Sem buscar compreender o que Deus queria e quer dizer com aquilo que ali se descreve.

Pessoas sem o mínimo de estudo, erram todas as palavras quando se comunicam com as demais até mesmo aqui nas redes sócias, entram na igreja, leem a palavra de forma desajeitada e imprudente, não buscam em Deus a realidade daquilo que ali se reflete sem máculas. Vivem como parasitas vivendo das palavras alheias pregadas em púlpitos sem buscar a sua verdade real para contestar aquilo que de forma errônea foi pronunciada em culto. Cristão deve ser crítico naquilo que canta, naquilo que louva, naquilo que escuta e naquilo que ouve. Não dupliquei a palavra não, ouvir e escutar é completamente diferente. Os péssimos evangélicos tem o hábito de ouvirem e não escutarem.

A diferença em ouvir e escutar esta contido no prestar atenção e do não prestar atenção. Quem houve pode não escutar, mas quem escuta sempre houve. Escutar é prestar atenção, ouvir até eu aqui digitando estou ouvindo pássaros cantar na rua e carros passarem. Pergunte a você mesmo, se quando vai a casa de Deus você houve ou escuta.

Quanto ao que pregam nas igrejas, lhe digo que deve sim observar aquilo que nos ensinam em cima de um púlpito, mas jamais acreditar fielmente, pois a própria palavra de Deus nos ensina: " maldito o homem que confia no homem" e repare que essa palavra não distingue quem é quem, vale para todos. Se você for ler esse trecho Bíblico que acabei de citar acima de uma forma OBJETIVA, concluirá que Deus é feminista e que as mulheres são exceções e confiáveis.

Lembre-se, SUBJETIVIDADE.