Os três mandamentos para o bom convívio social

Ibateguara e os três mandamentos para o bom convívio social.

Já fazia algum tempo que não tinha indo a Ibateguara. Uns oito anos mais ou menos, e tinha sido durante à noite. E, como se sabe, não se pode e não se deve fazer observações, julgamentos a respeito do que quer que seja sem conhecimento de causa. E como só tinha lhe visitado à noite, precisava conhecê-la durante o dia para certificar-me de minhas impressões. Só esperava a ocasião, e ela chegou.

Estive esses dias em Ibateguara, e pude verificar que esta é, durante a noite e o dia, como o são as demais cidades da região. Há expansão do comércio de exploração, lojas, bares, muitas igrejas. Há cachorros, gatos, ratos, mendigos soltos à rua. Há criança levando outra no braço e mais outra na barriga. Há ladeiras, retas e curvas. Há bêbados, crianças, velhos, jovens disputando espaço com carros às ruas estreitas. Há, portanto, inúmeros motivos para aborrecer-se.

É nesse ponto que entro, e também os três mandamentos para o bom convívio social. Pois saibam que assim como são necessárias rédeas para frear burro indomado, igualmente indispensáveis são ''regras'' para o bom convívio social. E estas muitas vezes não estão presentes na Legislação vigente. Desse modo, precisamos ''criar'' nossas próprias doutrinas, desde que não violem as da Legislação vigente, a fim de nos resguardarmos. De ''posse'' desses preceitos, transito tranquilo por qualquer selva. O problema é se esquecer algum...

Os meus baseiam-se em três ensinamentos extraídos de leituras que fiz e que, de certo modo, incorporei-os no meu dia a dia. São úteis, pois venho percebendo que ao longo da última década tenho reduzido o número de intrigados, de xingamentos recebidos, e processos até o momento nenhum por parte de concidadãos... Logo, penso serem de grande valia.

O primeiro é que, como diz Graciliano em "Angústia", "deve-se" aceitar que ''Tudo é carestia e safadeza.''. Neste mundo a carestia é grande, e só perde para a safadeza. Tenho isso como fato.

O segundo, como alerta Schopenhauer, que "A vida é curta; tempo e energia são limitados.". Assim, brigar, discutir apenas com o que valha a pena. Deixo o cachorro latir; a sogra reclamar (tenho sogra?); o Palmeiras perder...

E terceiro e último, uma espécie de correlato do segundo, e de cujo autor não me lembro o nome: "A verdadeira inteligência é a que se limita para evitar dissabores.". Pronto, é a chave: finja acreditar, aceitar o que lhe impõem: às vezes é o melhor remédio. Mas só às vezes...

Visitei praças, bares, lojas e fiz até amigos em Ibateguara. Acho que segui a cartilha... À tardinha, conclui a estadia com um almoço. Almocei, e voltei a União, senão contente com muita absurdidade que vi, mas certo de que não devo tão cedo abandonar os três mandamentos para o bom convívio social.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 17/10/2015
Reeditado em 19/10/2015
Código do texto: T5417648
Classificação de conteúdo: seguro